Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Simone Cristiane dos-
dc.contributor.authorSILVA, Navarro Alberson Guimarães-
dc.date.accessioned2025-04-28T13:01:57Z-
dc.date.available2025-04-28T13:01:57Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, Navarro. Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de dashboards inteligentes para acompanhar a evolução da aprendizagem dos estudantes em cursos que adotam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Apesar de o uso de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) ser amplamente difundido, essas plataformas tradicionais raramente oferecem ferramentas adequadas para monitorar o progresso dos estudantes em metodologias ativas. Nesse contexto, o PBL requer avaliações contínuas, multidimensionais e baseadas em feedbacks qualitativos e quantitativos, o que torna difícil o acompanhamento sem uma ferramenta auxiliar. Para solucionar este desafio, uma ferramenta visual (dashboard) foi prototipada com base no modelo de avaliação autêntica PBL-SEE, que busca refletir tarefas do mundo real, com cinco dimensões fundamentais: Conteúdo, Desempenho, Resultado, Processo e Satisfação do Cliente. A solução encontrada foi obtida por meio do método de pesquisa Design Science Research (DSR), que envolveu ciclos iterativos de compreensão do problema, concepção, prototipação e avaliação. Especialistas em PBL participaram do processo de avaliação, destacando a eficácia dos dashboards em simplificar a visualização do progresso dos estudantes, facilitar a análise dos feedbacks recebidos e apoiar decisões pedagógicas estratificadas. Os primeiros resultados demonstram uma recepção positiva, indicando o potencial desta ferramenta para aprimorar significativamente a gestão e o acompanhamento do aprendizado em ambientes PBL.pt_BR
dc.format.extent19p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de Gerenciamento de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectPBLpt_BR
dc.subjectAvaliação de estudantespt_BR
dc.subjectDesign Science Researchpt_BR
dc.subjectAvaliação Autênticapt_BR
dc.titleAcompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3675858428545219pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação pt_BR
dc.degree.graduation::CIn-Curso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Navarro Alberson Guimarães Silva.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons