Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Simone Cristiane dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Navarro Alberson Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T13:01:57Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28T13:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Navarro. Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650 | - |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de dashboards inteligentes para acompanhar a evolução da aprendizagem dos estudantes em cursos que adotam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Apesar de o uso de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) ser amplamente difundido, essas plataformas tradicionais raramente oferecem ferramentas adequadas para monitorar o progresso dos estudantes em metodologias ativas. Nesse contexto, o PBL requer avaliações contínuas, multidimensionais e baseadas em feedbacks qualitativos e quantitativos, o que torna difícil o acompanhamento sem uma ferramenta auxiliar. Para solucionar este desafio, uma ferramenta visual (dashboard) foi prototipada com base no modelo de avaliação autêntica PBL-SEE, que busca refletir tarefas do mundo real, com cinco dimensões fundamentais: Conteúdo, Desempenho, Resultado, Processo e Satisfação do Cliente. A solução encontrada foi obtida por meio do método de pesquisa Design Science Research (DSR), que envolveu ciclos iterativos de compreensão do problema, concepção, prototipação e avaliação. Especialistas em PBL participaram do processo de avaliação, destacando a eficácia dos dashboards em simplificar a visualização do progresso dos estudantes, facilitar a análise dos feedbacks recebidos e apoiar decisões pedagógicas estratificadas. Os primeiros resultados demonstram uma recepção positiva, indicando o potencial desta ferramenta para aprimorar significativamente a gestão e o acompanhamento do aprendizado em ambientes PBL. | pt_BR |
dc.format.extent | 19p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | PBL | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de estudantes | pt_BR |
dc.subject | Design Science Research | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Autêntica | pt_BR |
dc.title | Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CIN-DSC) - Departamento de Sistemas da Computação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CIn-Curso de Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Sistemas da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Navarro Alberson Guimarães Silva.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons