Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62631

Comparte esta pagina

Título : Abordagem para participação infantil em um processo de design participativo de artefatos digitais educacionais na educação do campo
Autor : MORAIS, Dyego Carlos Sales de
Palabras clave : Participação infantil; Design participativo; Educação do campo
Fecha de publicación : 17-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MORAIS, Dyego Carlos Sales de. Abordagem para participação infantil em um processo de design participativo de artefatos digitais educacionais na educação do campo. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A Educação do Campo (EdC) surge a partir da luta pelo direito à educação no local onde se vive, vinculada à cultura e às necessidades humanas e sociais do território. AEdC vislumbra, portanto, um modelo de educação construído com a participação dos povos do campo. Apesar disso, crianças e adolescentes, estudantes de escolas de EdC, que já utilizam diversas tecnologias digitais, ainda não participam dos processos decisórios sobre tais tecnologias, que muitas vezes são construídas por especialistas fora do território em que são utilizadas. Visando democratizar não apenas o uso, mas também a produção de tecnologias digitais, a Base Nacional Comum Curricular de 2018 prevê a competência da construção crítica, significativa, reflexiva e ética de tais tecnologias. Dessa forma, fica evidente uma necessidade de desenvolvimento de tecnologias digitais por estudantes da educação básica, incluindo os de escolas de EdC, para que sejam capazes de produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Atrelada a isso, há também a necessidade de construção de materiais didáticos para EdC, pensados e produzidos por quem vive no território. Visando atender a essas demandas, investigou-se, neste trabalho, como fomentar a participação de estudantes da educação básica no processo decisório de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais para EdC. Para isto, investigamos como ocorreu a participação infantil e os papéis de crianças no Design Participativo (DP) em um segundo ciclo de pesquisa-ação, em que operacionalizamos um processo de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais em duas escolas do campo, no município de Vicência/PE. Durante a pesquisa de campo neste ciclo, os estudantes desenvolveram cinco jogos digitais e um aplicativo com temáticas relacionadas à agroecologia. Realizamos vinte encontros em cada escola, durante os quais coletamos dados a partir de observação participante e videografia. Os dados qualitativos provém de diários de campo, transcrição de áudios de primeiras impressões feitas por pesquisadores participantes logo após os encontros, além de vídeos dos encontros nas escolas. A análise de dados se deu a partir de um modelo teórico de participação infantil e papéis de crianças no DP construído a partir da literatura. A partir dos resultados da análise, refinamos o modelo usado e construímos um conjunto de diretrizes para fomentar a participação de crianças e adolescentes nos processos decisórios de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais para EdC.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62631
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Dyego Carlos Sales de Morais.pdf3,38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons