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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62631
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | TEDESCO, Patricia Cabral de Azevedo Restelli | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Dyego Carlos Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T19:45:32Z | - |
dc.date.available | 2025-04-25T19:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Dyego Carlos Sales de. Abordagem para participação infantil em um processo de design participativo de artefatos digitais educacionais na educação do campo. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62631 | - |
dc.description.abstract | A Educação do Campo (EdC) surge a partir da luta pelo direito à educação no local onde se vive, vinculada à cultura e às necessidades humanas e sociais do território. AEdC vislumbra, portanto, um modelo de educação construído com a participação dos povos do campo. Apesar disso, crianças e adolescentes, estudantes de escolas de EdC, que já utilizam diversas tecnologias digitais, ainda não participam dos processos decisórios sobre tais tecnologias, que muitas vezes são construídas por especialistas fora do território em que são utilizadas. Visando democratizar não apenas o uso, mas também a produção de tecnologias digitais, a Base Nacional Comum Curricular de 2018 prevê a competência da construção crítica, significativa, reflexiva e ética de tais tecnologias. Dessa forma, fica evidente uma necessidade de desenvolvimento de tecnologias digitais por estudantes da educação básica, incluindo os de escolas de EdC, para que sejam capazes de produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Atrelada a isso, há também a necessidade de construção de materiais didáticos para EdC, pensados e produzidos por quem vive no território. Visando atender a essas demandas, investigou-se, neste trabalho, como fomentar a participação de estudantes da educação básica no processo decisório de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais para EdC. Para isto, investigamos como ocorreu a participação infantil e os papéis de crianças no Design Participativo (DP) em um segundo ciclo de pesquisa-ação, em que operacionalizamos um processo de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais em duas escolas do campo, no município de Vicência/PE. Durante a pesquisa de campo neste ciclo, os estudantes desenvolveram cinco jogos digitais e um aplicativo com temáticas relacionadas à agroecologia. Realizamos vinte encontros em cada escola, durante os quais coletamos dados a partir de observação participante e videografia. Os dados qualitativos provém de diários de campo, transcrição de áudios de primeiras impressões feitas por pesquisadores participantes logo após os encontros, além de vídeos dos encontros nas escolas. A análise de dados se deu a partir de um modelo teórico de participação infantil e papéis de crianças no DP construído a partir da literatura. A partir dos resultados da análise, refinamos o modelo usado e construímos um conjunto de diretrizes para fomentar a participação de crianças e adolescentes nos processos decisórios de desenvolvimento de artefatos digitais educacionais para EdC. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Participação infantil | pt_BR |
dc.subject | Design participativo | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.title | Abordagem para participação infantil em um processo de design participativo de artefatos digitais educacionais na educação do campo | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1241830233928367 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7465148175791735 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Education of Rural Areas (EoRA) arises from the struggle for the right to education in the place where one lives, linked to the culture and human and social needs of the territory. EoRA envisions, therefore, an education model built with the participation of people from rural areas. Despite this, children and adolescents, students of EoRA schools, who already use various digital technologies, still do not participate in decision-making processes about such technologies, which are often built by specialists outside the territory where they are used. Aiming to democratize not only the use, but also the production of digital technologies, since 2018 the national standards for Brazilian schools include the competence of critical, meaningful, reflective and ethical construction of such technologies. Thus, there is an evident need for the development of digital technologies by students, including those from EoRA schools, so that they are capable of producing knowledge, solving problems and exercising protagonism and authorship in personal and collective life. Besides, there is also the need to build educational materials for EoRA, designed and produced by those who live in these regions. Aiming to meet these demands, this work investigated how to encourage the participation of high school students in the decision-making process of developing educational digital artifacts for EoRA. For this, we performed two cycles of action research. In the second cycle, in which a process of development of educational digital artifacts was carried out in two rural schools in the municipality of Vicência (in the state of Pernambuco), we investigated how children’s participation occurred and the roles of children in Participatory Design (PD), as well as aspects of EoRA that influenced the process. During the field research, the students developed five digital games and a mobile application with themes related to agroecology. We held twenty meetings at each school, during which we collected data from participant observation. The analyzed data are organized in field diaries; audio transcriptions with recordings of the participating researchers’ impressions right after the meetings; and video recordings of activities carried out with students. Data analysis was based on a theoretical model of typologies of child participation and children’s roles in the PD built from the literature. Based on the analysis, we propose a participatory approach with a refined theoretical model, adjusted to the context studied, and a set of guidelines to encourage the participation of children and adolescents in the decision-making processes of design and development of educational digital artifacts for EoRA. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5706959249737319 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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