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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62623

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Título: Artes públicas no Recife : relações de poder (1948 - 1985)
Autor(es): XAVIER, Pedro de Albuquerque
Palavras-chave: Patrimônio; Elites; Arte Pública; Monumentos; Arte Moderna; Recife
Data do documento: 10-Nov-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: XAVIER, Pedro de Albuquerque. Artes públicas no Recife: relações de poder (1948 - 1985). 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Fedral de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A dissertação intitulada “ARTES PÚBLICAS NO RECIFE: Relações de poder (1948 - 1985)” ana- lisa o contexto histórico da cidade do Recife e as transformações de sua paisagem com ênfase no discurso da modernidade então vigente entre o fim da primeira metade do século XX e a metade da década de 1980. O foco analítico incide nas disputas simbólicas e de poder que envolviam alguns artistas, buscando entender seus discursos sobre o que seria a chamada “boa arte e os bons artistas”. Assim, busca-se entender o lugar dessa arte na cidade e de que modo este campo constituído produziu uma prática de obras de arte públicas, notadamente murais e esculturas, que se relacionam também com as ideias de política patrimonial no Brasil. Este esforço é empreendido através da apresentação de três exposições de artes na cidade em que os diversos entendimentos sobre a ideia de arte se colocavam, no mesmo ano em que o primeiro mural foi contratado por um agente do Estado para ocupar um prédio público e nas ações e relações subsequentes que implantaram um vasto conjunto de obras em paralelo a produção de três artista que dominaram as artes públicas no Recife, concomitantemente às suas articulações com o poder, o Estado e frações de elites locais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62623
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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