Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62623

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Antônio Carlos Mota de-
dc.contributor.authorXAVIER, Pedro de Albuquerque-
dc.date.accessioned2025-04-25T18:49:30Z-
dc.date.available2025-04-25T18:49:30Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.citationXAVIER, Pedro de Albuquerque. Artes públicas no Recife: relações de poder (1948 - 1985). 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Fedral de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62623-
dc.description.abstractA dissertação intitulada “ARTES PÚBLICAS NO RECIFE: Relações de poder (1948 - 1985)” ana- lisa o contexto histórico da cidade do Recife e as transformações de sua paisagem com ênfase no discurso da modernidade então vigente entre o fim da primeira metade do século XX e a metade da década de 1980. O foco analítico incide nas disputas simbólicas e de poder que envolviam alguns artistas, buscando entender seus discursos sobre o que seria a chamada “boa arte e os bons artistas”. Assim, busca-se entender o lugar dessa arte na cidade e de que modo este campo constituído produziu uma prática de obras de arte públicas, notadamente murais e esculturas, que se relacionam também com as ideias de política patrimonial no Brasil. Este esforço é empreendido através da apresentação de três exposições de artes na cidade em que os diversos entendimentos sobre a ideia de arte se colocavam, no mesmo ano em que o primeiro mural foi contratado por um agente do Estado para ocupar um prédio público e nas ações e relações subsequentes que implantaram um vasto conjunto de obras em paralelo a produção de três artista que dominaram as artes públicas no Recife, concomitantemente às suas articulações com o poder, o Estado e frações de elites locais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectElitespt_BR
dc.subjectArte Públicapt_BR
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectArte Modernapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleArtes públicas no Recife : relações de poder (1948 - 1985)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8334396463945164pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0000915103413742pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation entitled “PUBLIC ARTS IN RECIFE: Power relations (1948 - 1985)” analyzes the historical context of the city of Recife and the transformations of its landscape with an empha- sis on the discourse of modernity then in force between the end of the first half of the 20th century and the middle of 1980. The analytical focus refers to the symbolic and power disputes that involved some artists, seeking to understand their discourses about what would be called “good art and good artists”. Thus, we seek to understand the place of this art in the city and how this constituted field produced a practice of public works of art, notably murals and sculptures, which are also related to the ideas of heritage policy in Brazil. This effort is undertaken through the presentation of three art exhibitions in the city in which different understandings of the idea of art came together, in the same year in which the first mural was commissioned by a State agent to occupy a public building and in the actions and subsequent relationships that implemented a vast set of works in parallel to the production of three artists who dominated public arts in Recife, concomitantly with their articulations with power, the State and fractions of local elites.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pedro de Albuquerque Xavier.pdf11,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons