Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62617
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Artur Gomes de | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Maria Geiziane Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T17:47:19Z | - |
dc.date.available | 2025-04-25T17:47:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Geiziane Bezerra. Saberes-fazeres mobilizados por professoras consideradas boas alfabetizadoras: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita por estudantes do Ensino Fundamental e as razões para seu reconhecimento social pela comunidade escolar. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62617 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, nosso objetivo foi o de compreender os saberes-fazeres mobilizados por professoras consideradas boas alfabetizadoras, com vista ao ensino da leitura e da escrita, suas contribuições para a aprendizagem de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e as razões para o reconhecimento social de professores/as como profissionais eficientes, pela comunidade escolar. Dialogamos com estudiosos como Morais (2012; 2019), Soares (2016; 2020) e Mortatti (2000), ao discutir sobre os percursos históricos da alfabetização; e com autores como Tardif (2000), Certeau (2014), Chartier (2007) e Sales (2012), para refletir sobre os saberes-fazeres docentes. Trata-se de uma pesquisa composta por dois estudos, que emergiram em torno dos nossos objetivos específicos. No primeiro estudo, objetivamos: a) Identificar professores/as considerados/as bons/boas alfabetizadores/as pela comunidade escolar; b) Analisar as razões para o reconhecimento social das professoras mais indicadas; c) Mapear os perfis socioprofissionais das docentes que se sobressaíram nas indicações; d) Analisar, ao fim do ano letivo, os desempenhos em leitura e escrita dos/as alunos/as das professoras mais apontadas como boas alfabetizadoras. Para tanto, aplicamos questionários com diferentes segmentos da comunidade escolar, de uma rede municipal de ensino, do interior de Pernambuco, e realizamos, ao fim do ano letivo de 2019, atividades diagnósticas de leitura e escrita, para analisar os desempenhos apresentados pelos/as alunos/as de sete turmas, do 1o ao 3o ano do ensino fundamental, cujas professoras foram mais recorrentemente apontadas como eficientes pela comunidade escolar. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2004), e nos mostraram que as motivações para as indicações de boas alfabetizadoras pela comunidade escolar eram híbridas e remetiam aos saberes-fazeres que pareciam ser mobilizados pelas docentes, mas também ao saber-fazer (ter competência para alfabetizar) e ao saber-ser. Constatamos que havia considerável diferença entre os resultados das crianças dos mesmos anos/séries nas atividades de leitura e escrita aplicadas, embora todas as docentes tivessem sido indicadas como eficientes. Contudo, apenas duas professoras obtiveram resultados pouco satisfatórios com suas turmas, na apropriação do SEA. As performances das crianças evidenciaram, ainda, que as profissionais com mais indicações em relação às demais, de fato foram mais bem-sucedidas. Não obstante, ressaltamos que é preciso considerar que a relação entre número de indicações e o sucesso no ensino não parece ser uma relação sempre verificável. O estudo II contou com o protagonismo das duas alfabetizadoras cujas turmas alcançaram os melhores desempenhos nas atividades aplicadas em 2019, e teve como objetivos específicos: 1) identificar e analisar os saberes-fazeres mobilizados pelas professoras para o ensino: a) da consciência fonológica; b) das letras do alfabeto; c) da leitura e da escrita de palavras; d) da leitura e da compreensão e da produção de textos escritos; 2) mensurar e analisar os percursos de aprendizagens dos/as alunos/as em relação às letras do alfabeto, à consciência fonológica, à leitura e à escrita de palavras e à leitura e compreensão de textos escritos, frente aos saberes-fazeres mobilizados pelas professoras; e 3) analisar e comparar: a) os perfis de entrada de estudantes no 2o ano do ensino fundamental, nos contextos pré e pós-pandemia de Covid-19, quanto à aprendizagem da escrita de palavras; b) os perfis de saída de estudantes do mesmo ano/série, nos contextos pré e pós-pandemia de Covid-19, quanto à aprendizagem da leitura e da escrita de palavras e da leitura e compreensão de textos escritos. A propósito, realizamos entrevistas semiestruturadas e observação das aulas das professoras, em três períodos do ano letivo de 2022, aplicando, ainda. atividades diagnósticas de consciência fonológica, nomeação das letras do alfabeto, leitura e escrita de palavras, e leitura e compreensão de textos escritos, com as duas turmas. Os resultados do estudo II revelaram uma série de saberes-fazeres mobilizados pelas alfabetizadoras, em meio às escassas oportunidades de formação continuada, evidenciando que elas: tateavam maneiras de alfabetizar letrando, ainda que investissem mais na “faceta linguística” da língua escrita; compreendiam a necessidade de ensino sistemático do sistema alfabético; e entendiam que é necessário que, na escola, os/as estudantes tenham a oportunidade de ler e compreender textos de diferentes gêneros. Distanciamentos entre os saberes-fazeres também foram evidenciados, principalmente quanto aos eixos de ensino que tendiam a priorizar. Os desempenhos das turmas de 2022 corroboraram o reconhecimento das professoras, pela comunidade escolar, enquanto boas alfabetizadoras, em consequência da competência para alfabetizar. Os perfis de entrada no 2o ano, no contexto pós-pandemia, revelaram diferença alarmante quanto aos percentuais reduzidos de escritas alfabéticas, demonstrando que o ensino remoto pouco contribuiu para a superação de hipóteses mais iniciais. Os efeitos disso, ainda refletiam certas lacunas nos perfis de saída do 2o ano, quanto à apropriação do SEA e à aprendizagem da leitura e compreensão de textos escritos, em comparação aos perfis dos pares no contexto pré-pandemia, embora a maioria dos/as alunos/as tivesse avançado significativamente, frente às oportunidades de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores alfabetizadores | pt_BR |
dc.subject | Saberes-fazeres | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento social pela comunidade escolar | pt_BR |
dc.subject | Boas alfabetizadoras | pt_BR |
dc.title | Saberes-fazeres mobilizados por professoras consideradas boas alfabetizadoras : contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita por estudantes do Ensino Fundamental e as razões para seu reconhecimento social pela comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8435641601540311 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8901640283482955 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work, our objective was to understand the know-how mobilized by teachers considered good literacy teachers, with a view to teaching reading and writing, their contributions to the learning of students in the early years of elementary school, and the reasons for the social recognition of teachers as efficient professionals, by the school community. We dialogued with scholars such as Morais (2012; 2019), Soares (2016; 2020) and Mortatti (2000), when discussing the historical paths of literacy; and with authors such as Tardif (2000), Certeau (2014), Chartier (2007) and Sales (2012), to reflect on teaching know-how. This research is composed of two studies, which emerged around our specific objectives. In the first study, we aimed to: a) Identify teachers considered good literacy teachers by the school community; b) Analyze the reasons for the social recognition of the most nominated teachers; c) Map the socio- professional profiles of the teachers who stood out in the nominations; d) Analyze, at the end of the school year, the reading and writing performances of the students of the teachers most often indicated as good literacy teachers. To this end, we applied questionnaires to different segments of the school community, from a municipal education network, in the interior of Pernambuco, and we carried out, at the end of the 2019 school year, diagnostic reading and writing activities, to analyze the performances presented by the students of seven classes, from the 1st to the 3rd year of elementary school, whose teachers were most frequently indicated as efficient by the school community. The data were processed using content analysis, from the perspective of Bardin (2004), and showed us that the motivations for the nominations of good literacy teachers by the school community were hybrid and referred to the know-how that seemed to be mobilized by the teachers, but also to the know-how (having the ability to teach literacy) and to the know-how. We found that there was a considerable difference between the results of children in the same years/grades in the reading and writing activities applied, although all the teachers had been indicated as efficient. However, only two teachers obtained unsatisfactory results with their classes, in the appropriation of the SEA. The children's performances also showed that the professionals with more nominations in relation to the others were in fact more successful. Nevertheless, we emphasize that it is necessary to consider that the relationship between the number of nominations and success in teaching does not seem to be a relationship that is always verifiable. Study II was led by the two literacy teachers whose classes achieved the best performances in the activities applied in 2019, and had the following specific objectives: 1) to identify and analyze the know-how mobilized by the teachers for teaching: a) phonological awareness; b) the letters of the alphabet; c) reading and writing words; d) reading and understanding and producing written texts; 2) to measure and analyze the students' learning paths in relation to the letters of the alphabet, phonological awareness, reading and writing words and reading and understanding written texts, in view of the know- how mobilized by the teachers; and 3) to analyze and compare: a) the profiles of students entering the 2nd year of elementary school, in the pre- and post-Covid-19 pandemic contexts, regarding learning to write words; b) the exit profiles of students in the same year/grade, in the pre- and post-COVID-19 pandemic contexts, regarding learning to read and write words and to read and understand written texts. In this regard, we conducted semi-structured interviews and observed the teachers' classes, in three periods of the 2022 school year, also applying diagnostic activities of phonological awareness, naming the letters of the alphabet, reading and writing words, and reading and understanding written texts, with both classes. The results of study II revealed a series of know-hows mobilized by the literacy teachers, amid the scarce opportunities for continuing education, showing that they: felt for ways to teach literacy through literacy, even though they invested more in the “linguistic facet” of the written language; understood the need for systematic teaching of the alphabetic system; and understood that it is necessary for students to have the opportunity to read and understand texts of different genres at school. Differences between know-how were also evident, especially regarding the teaching axes that tended to be prioritized. The performances of the 2022 classes corroborated the recognition of teachers by the school community as good literacy teachers, as a result of their literacy skills. The entry profiles in the 2nd year, in the post-pandemic context, revealed an alarming difference in terms of the reduced percentages of alphabetic writing, demonstrating that remote teaching contributed little to overcoming more initial hypotheses. The effects of this still reflected certain gaps in the exit profiles of the 2nd year, in terms of the appropriation of SEA and the learning of reading and understanding written texts, compared to the profiles of peers in the pre- pandemic context, although the majority of students had made significant progress in the face of learning opportunities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Maria Geiziane Bezerra Souza.pdf | 7,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons