Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62570
Compartilhe esta página
Título: | Uma proposta didático-metodológica para o Ensino Fundamental - Anos Finais através do gênero oficina de criação poética |
Autor(es): | LIMA, Daniel Damazio de |
Palavras-chave: | Poesia; Oficina de criação poética; Letramento Literário; Ensino Fundamental Anos Finais |
Data do documento: | 10-Abr-2025 |
Citação: | LIMA, Daniel Damazio de. Uma proposta didático-metodológica para o Ensino Fundamental - Anos Finais através do gênero oficina de criação poética. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Abstract: | Ao longo dos anos, a partir das mudanças de perspectivas teóricas e metodológicas, as possibilidades de trabalho com a poesia em sala de aula se expandiram, permitindo uma atuação mais efetiva do poético na formação estudantil. No que diz respeito às fases da educação básica, o Ensino Fundamental, em especial os seus anos finais, é uma etapa propícia para a experimentação poética e desenvolvimento crítico-criativo do aluno, assim como norteia a Base Nacional Comum Curricular. Dentre uma das várias instâncias de produção, a oficina de criação poética se mostra como um espaço propício para uma experiência efetiva e múltipla do indivíduo com os textos poéticos. Apoiando-se na perspectiva do Letramento Literário, estudado principalmente por Cosson (2009; 2020), este trabalho apresenta uma abordagem para vivência da poesia em sala de aula, de forma a permitir, assim como postula o Letramento Literário, um contato efetivo com os gêneros literários e uma possibilidade de intervenção por parte do sujeito leitor, presente na sala de aula na figura do aluno. Além de Cosson, Bakthin (1997), Pinheiro (2007), Sorrenti (2013) e Oliveira (2012), dentre outros autores, bem como os pressupostos presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018), auxiliam na ligação entre poesia e ensino e as contribuições que ela pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Para concretizar a ponte entre poesia e ensino, é construído, então, um projeto de criação poética voltado para o ensino fundamental – anos finais, tendo como base o livro de poesia Restos de Arco-Íris (2011) do autor Sérgio Capparelli. Sendo assim, é no contato, na crítica e na reflexão, na afeição ou na recusa, que se constrói a experiência poética e sua apreciação como um elemento constitutivo do conhecimento da linguagem de um povo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62570 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Daniel Damazio de Lima.pdf | 519,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons