Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62570
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Flaviano Maciel | - |
dc.contributor.author | LIMA, Daniel Damazio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T18:55:27Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T18:55:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-23 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Daniel Damazio de. Uma proposta didático-metodológica para o Ensino Fundamental - Anos Finais através do gênero oficina de criação poética. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62570 | - |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, a partir das mudanças de perspectivas teóricas e metodológicas, as possibilidades de trabalho com a poesia em sala de aula se expandiram, permitindo uma atuação mais efetiva do poético na formação estudantil. No que diz respeito às fases da educação básica, o Ensino Fundamental, em especial os seus anos finais, é uma etapa propícia para a experimentação poética e desenvolvimento crítico-criativo do aluno, assim como norteia a Base Nacional Comum Curricular. Dentre uma das várias instâncias de produção, a oficina de criação poética se mostra como um espaço propício para uma experiência efetiva e múltipla do indivíduo com os textos poéticos. Apoiando-se na perspectiva do Letramento Literário, estudado principalmente por Cosson (2009; 2020), este trabalho apresenta uma abordagem para vivência da poesia em sala de aula, de forma a permitir, assim como postula o Letramento Literário, um contato efetivo com os gêneros literários e uma possibilidade de intervenção por parte do sujeito leitor, presente na sala de aula na figura do aluno. Além de Cosson, Bakthin (1997), Pinheiro (2007), Sorrenti (2013) e Oliveira (2012), dentre outros autores, bem como os pressupostos presentes na Base Nacional Comum Curricular (2018), auxiliam na ligação entre poesia e ensino e as contribuições que ela pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Para concretizar a ponte entre poesia e ensino, é construído, então, um projeto de criação poética voltado para o ensino fundamental – anos finais, tendo como base o livro de poesia Restos de Arco-Íris (2011) do autor Sérgio Capparelli. Sendo assim, é no contato, na crítica e na reflexão, na afeição ou na recusa, que se constrói a experiência poética e sua apreciação como um elemento constitutivo do conhecimento da linguagem de um povo. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.subject | Oficina de criação poética | pt_BR |
dc.subject | Letramento Literário | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental Anos Finais | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didático-metodológica para o Ensino Fundamental - Anos Finais através do gênero oficina de criação poética | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5678838907683923 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0098605549471639 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Throughout the years, as a result of changes in theoretical and methodological perspectives, the possibilities of working with poetry in the classroom have expanded, allowing for a more effective role for poetry in student education. Regarding the stages of basic education, Elementary School, especially its final years, is a favorable stage for poetic experimentation and critical-creative development of the student, as guided by the Base Nacional Comum Curricular. Among the various instances of production, the poetry creation workshop proves to be a favorable space for an effective and multiple experience of the individual with poetic texts. Based on the perspective of Literary Literacy, studied mainly by Cosson (2009; 2020), this work presents an approach to experiencing poetry in the classroom, in order to allow, as Literary Literacy postulates, an effective contact with literary genres and a possibility of intervention by the reader, present in the classroom in the figure of the student. In addition to Cosson, Bakthin (1997), Pinheiro (2007), Sorrenti (2013) and Oliveira (2012), among other authors, as well as the assumptions present in the Base Nacional Comum Curricular (2018), help to link poetry and teaching and the contributions it can bring to the student's development. To build the bridge between poetry and teaching, a poetic creation project aimed at elementary school - final years is then constructed, based on the poetry book Restos de Arco-Íris (2011) by the author Sérgio Capparelli. It is through contact, criticism and reflection, affection or refusal, that the poetic experience and its appreciation are constructed as a constitutive element of the knowledge of the language of a people. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Daniel Damazio de Lima.pdf | 519,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons