Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62562

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJOHNSON, Larissa Ximenes de Castilho-
dc.contributor.authorANDRADE, Juliana Cristina de-
dc.date.accessioned2025-04-24T16:02:09Z-
dc.date.available2025-04-24T16:02:09Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationANDRADE, Juliana Cristina de. Desigualdade salarial assentada no gênero na educação básica na rede privada na cidade do Recife. Trabalho de Conclusão de Curso Direito - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62562-
dc.description.abstractA presente investigação, realizada no contexto de conclusão do curso de Direito, na Faculdade de Direito do Recife - UFPE, tem o objetivo de analisar a diferença salarial praticada entre os diferentes segmentos na educação básica - Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, Ensino Fundamental anos finais e Ensino médio - nas escolas da rede particular na cidade do Recife. Essa diferenciação é legalizada pelas Convenções Coletivas de Trabalho, apesar de estar na contramão do texto constitucional e da Convenção das Leis Trabalhistas, que preveem a equidade salarial para função idêntica para trabalho de mesmo valor realizado para o mesmo empregador e no mesmo estabelecimento comercial. Para tal empreendimento, primeiramente construiu-se o problema investigativo e se demonstrou, na legislação, a flagrante inconstitucionalidade do texto da convenção. Em um segundo momento, buscou-se nas teorias feministas - Swain (2000), Saffioti (2001, 2004), Butler (2003), Federici (2021). Da análise emerge que a má remuneração das professoras na Educação Infantil e no Fundamental 1, a maioria nesses segmentos, decorre diretamente da desvalorização do feminino e das atividades do cuidar atribuídas às mulheres cultural e historicamente. Essa constatação põe em xeque o poder democrático das convenções coletivas de trabalho, que estão a serviço, nas condições em que são construídas, da manutenção da hegemonia do masculino e do capital, que invisibiliza as atividades de reprodução da vida, não remuneradas ou mal remuneradas. Nesse sentido, a reflexão realizada neste trabalho tende a desnaturalizar uma prática que se perpetua desde sempre, cujo diagnóstico pode levar o Estado, a sociedade civil, as trabalhadoras exploradas e os operadores do Direito a repensarem os paradigmas negociais no contexto das convenções coletivas de trabalho com vistas à emancipação da mulher, à valorização dos profissionais da educação e à promoção da justiça social e do bem-estar geral, relevando-se um caminho de concretização da Política Nacional de Cuidados.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito trabalhistapt_BR
dc.subjectDesigualdade salarialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleDesigualdade salarial assentada no gênero na educação básica na rede privada na cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0302707406658327pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5273971894535390pt_BR
dc.description.abstractxThe present investigation, conducted in the context of completing the Law course at the Law School of Recife - UFPE, aims to analyze the salary differences practiced among the different segments of basic education - Early Childhood Education, Initial Years of Elementary Education, Final Years of Elementary Education, and High School - in private schools in the city of Recife. This differentiation is legalized by Collective Labor Agreements, despite being contrary to the constitutional text and the Labor Laws Convention, which provide for salary equity for identical functions for work of the same value performed for the same employer and in the same commercial establishment. For this endeavor, the investigative problem was first constructed, and the blatant unconstitutionality of the convention text was demonstrated in the legislation. In a second moment, feminist theories - Swain (2000), Saffioti (2001, 2004), Butler (2003), Federici (2021) - were sought to understand this socially naturalized phenomenon. The analysis reveals that the underpayment of female teachers in Early Childhood Education and in the Initial Years of Elementary Education, the majority in these segments, directly results from the devaluation of the feminine and the caregiving activities historically and culturally assigned to women. This finding calls into question the democratic power of collective labor agreements, which, under the conditions in which they are constructed, serve to maintain the hegemony of the masculine and capital, rendering invisible the unpaid or poorly paid activities of life reproduction. In this sense, the reflection carried out in this work aims to denaturalize a practice that has perpetuated for ages, whose diagnosis may lead the State, civil society, exploited workers, and legal operators to rethink the negotiation paradigms in the context of collective labor agreements with a view to the emancipation of women, the valorization of education professionals, and the promotion of social justice and general well-being, highlighting a path towards the realization of the National Care Policy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPGP) - Departamento de Direito Público Geral e Processualpt_BR
dc.degree.graduationDireitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Juliana Cristina de Andrade.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons