Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62539

Compartilhe esta página

Título: Metodologias ativas no ensino remoto: uma análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática de 2022.
Autor(es): SANTOS, Aquiles Manoel dos
Palavras-chave: Metodologias ativas; Educação matemática; ENEM; Ensino síncrono e assíncrono; Covid19
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SANTOS, Aquiles Manoel dos. Metodologias ativas no ensino remoto: uma análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática de 2022. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Desde os primórdios do surgimento da vida humana, a espécie no decorrer da sua existência precisou se adaptar ao meio que estava presente. As condições não eram tão agradáveis ou nem aproximadamente fáceis como nos dias atuais, a inconsciente necessidade de sobrevivência para a prospecção da espécie partia como princípio de tudo. Hoje a adaptabilidade humana se manifesta de outras maneiras, como foi a educação durante a pandemia do Covid-19, portanto o trabalho teve como objetivo analisar as produções bibliográficas que relacionam metodologias ativas ao ensino de matemática apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022, produzidas durante este período de ensino remoto. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica realizada nos artigos científicos desse evento para verificar as principais práticas e desafios da implementação dessas metodologias no ensino remoto. Os resultados apontam que as metodologias abordadas nos artigos analisados favorecem a autonomia dos alunos e potencializam o processo de ensino-aprendizagem no âmbito remoto. No entanto, há desafios como a adaptação dos docentes e a necessidade de infraestrutura e tecnológica adequada. E observa-se que a adoção de metodologias ativas no ensino remoto pode ser um caminho promissor para aprimorar a educação digital, desde que haja capacitação docente e investimentos em tecnologia. O estudo sugere pesquisas futuras para aprofundar a aplicação dessas estratégias em diferentes contextos educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62539
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aquiles Manoel dos Santos.pdf353,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons