Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62539
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Aquiles Manoel dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T01:00:43Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T01:00:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aquiles Manoel dos. Metodologias ativas no ensino remoto: uma análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática de 2022. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62539 | - |
dc.description.abstract | Desde os primórdios do surgimento da vida humana, a espécie no decorrer da sua existência precisou se adaptar ao meio que estava presente. As condições não eram tão agradáveis ou nem aproximadamente fáceis como nos dias atuais, a inconsciente necessidade de sobrevivência para a prospecção da espécie partia como princípio de tudo. Hoje a adaptabilidade humana se manifesta de outras maneiras, como foi a educação durante a pandemia do Covid-19, portanto o trabalho teve como objetivo analisar as produções bibliográficas que relacionam metodologias ativas ao ensino de matemática apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) de 2022, produzidas durante este período de ensino remoto. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em uma pesquisa bibliográfica realizada nos artigos científicos desse evento para verificar as principais práticas e desafios da implementação dessas metodologias no ensino remoto. Os resultados apontam que as metodologias abordadas nos artigos analisados favorecem a autonomia dos alunos e potencializam o processo de ensino-aprendizagem no âmbito remoto. No entanto, há desafios como a adaptação dos docentes e a necessidade de infraestrutura e tecnológica adequada. E observa-se que a adoção de metodologias ativas no ensino remoto pode ser um caminho promissor para aprimorar a educação digital, desde que haja capacitação docente e investimentos em tecnologia. O estudo sugere pesquisas futuras para aprofundar a aplicação dessas estratégias em diferentes contextos educacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Ensino síncrono e assíncrono | pt_BR |
dc.subject | Covid19 | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no ensino remoto: uma análise das produções do Encontro Nacional de Educação Matemática de 2022. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since the dawn of human existence, the species has continuously needed to adapt to the environment in which it was inserted. The initial survival conditions were neither pleasant nor easy, and the unconscious need for the preservation of the species constituted a fundamental principle in the interaction with the environment. In contemporary times, human adaptability manifests in different ways, as seen in education during the COVID-19 pandemic¹. In this context, the present study aimed to analyze bibliographic productions related to active methodologies in mathematics education, presented at the 2022 National Meeting of Mathematics Education (ENEM), particularly those developed in the context of remote learning. The research adopts a qualitative approach, based on a bibliographic review of scientific articles published at this event, aiming to identify the main practices and challenges in implementing such methodologies in distance education. The results indicate that the active methodologies addressed in the analyzed articles promote student autonomy and enhance the teaching and learning process in remote environments. However, significant challenges are evident, such as teacher adaptation and the need for adequate technological infrastructure. Thus, the adoption of active methodologies in remote education appears to be a promising path for strengthening digital education, provided that there is teacher training and investment in technology. The study suggests future research to deepen the application of these strategies in different educational contexts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aquiles Manoel dos Santos.pdf | 353,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons