Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62536
Share on
Title: | Ensinar a Língua Portuguesa por meio da playlist comentada : reflexões sobre a formação continuada de professores |
Authors: | FERREIRA, Daniella Rafaelle do Nascimento |
Keywords: | Formação docente; Ensino de Língua Portuguesa; Leitura e Escrita; Gênero Playlist comentada |
Issue Date: | 6-Feb-2025 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | FERREIRA, Daniella Rafaelle do Nascimento. Ensinar a Língua Portuguesa por meio da playlist comentada: reflexões sobre a formação continuada de professores. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O ensino de Língua Portuguesa (LP), nos eixos de leitura e de escrita, tem sido um desafio para muitos docentes que se veem cada vez mais angustiados com os resultados indesejáveis de aprendizagem, e com as cobranças por melhorias focadas majoritariamente nas avaliações externas. Além disso, considerando o contexto atual, no qual houve a expansão das tecnologias e consequentemente as mudanças nas práticas de linguagem, ressaltamos a necessidade de formações adequadas à realidade do professor de LP, com ações que possam de fato orientar esse profissional. Diante disso, esta pesquisa buscou uma ressignificação do ensino de LP ao trazer para os docentes uma proposta baseada nas práticas de linguagens contemporâneas do mundo real. Essa proposta teve o objetivo geral de investigar as potencialidades pedagógicas do gênero playlist comentada, por meio de uma sequência de ensino, centrada nos eixos da leitura e da escrita, na formação continuada oferecida aos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, no qual discutimos três pontos centrais em nossa tese, a saber, I. a formação dos professores e o ensino de LP no Brasil a partir dos estudos de Candau (2011), de Feldmann (2009), de Freire (2003; 2007), e de Oliveira (2010); II. os eixos de leitura e de escrita na perspectiva do ensino de gêneros e dos multiletramentos, com base em Elias (2014), Antunes (2009), Rojo (2013), Koch e Elias (2012), Ribeiro (2013; 2018); III. o gênero playlist comentada e sua relação com a leitura e a escrita, segundo Marcuschi (2011), Rojo e Barbosa (2015) e Ferreira (2021). Para o procedimento metodológico desenvolvemos a pesquisa-ação embasada nas concepções de Thiollent e Colette (2020) e de Tripp (2005), considerando, também a natureza qualitativa da pesquisa (Minayo, 2014). Além disso, o levantamento teórico contribuiu para a construção de uma proposta educacional, utilizada na formação continuada criada por nós para os docentes de LP. Tanto a proposta quanto a formação foram estruturadas nos moldes da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005). Tal sequência, aplicada na rede pública de ensino do município de Ribeirão-PE, como uma proposta de intervenção, contou com a participação de seis docentes da área que vivenciaram os quatros encontros de nossa formação. Como resultado, identificamos que o gênero playlist comentada despertou nos professores de Língua Portuguesa que participaram desses momentos formativos, uma nova visão a respeito das atividades de leitura e de escrita com práticas de linguagem contemporânea, bem como propiciou uma percepção diferente sobre a essência de uma formação continuada. Desse modo, concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de trazer novos gêneros, como a playlist comentada, além de fomentar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, viabiliza a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros em sala de aula, trazendo ao docente uma possibilidade de tornar as práticas de leitura e de produção textual, na escola, mais favoráveis ao engajamento ativo dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62536 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Linguística |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Daniella Rafaelle do Nascimento Ferreira.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License