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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXYPAS, Rosiane Maria Soares da Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Daniella Rafaelle do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-04-23T22:22:54Z-
dc.date.available2025-04-23T22:22:54Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Daniella Rafaelle do Nascimento. Ensinar a Língua Portuguesa por meio da playlist comentada: reflexões sobre a formação continuada de professores. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62536-
dc.description.abstractO ensino de Língua Portuguesa (LP), nos eixos de leitura e de escrita, tem sido um desafio para muitos docentes que se veem cada vez mais angustiados com os resultados indesejáveis de aprendizagem, e com as cobranças por melhorias focadas majoritariamente nas avaliações externas. Além disso, considerando o contexto atual, no qual houve a expansão das tecnologias e consequentemente as mudanças nas práticas de linguagem, ressaltamos a necessidade de formações adequadas à realidade do professor de LP, com ações que possam de fato orientar esse profissional. Diante disso, esta pesquisa buscou uma ressignificação do ensino de LP ao trazer para os docentes uma proposta baseada nas práticas de linguagens contemporâneas do mundo real. Essa proposta teve o objetivo geral de investigar as potencialidades pedagógicas do gênero playlist comentada, por meio de uma sequência de ensino, centrada nos eixos da leitura e da escrita, na formação continuada oferecida aos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, no qual discutimos três pontos centrais em nossa tese, a saber, I. a formação dos professores e o ensino de LP no Brasil a partir dos estudos de Candau (2011), de Feldmann (2009), de Freire (2003; 2007), e de Oliveira (2010); II. os eixos de leitura e de escrita na perspectiva do ensino de gêneros e dos multiletramentos, com base em Elias (2014), Antunes (2009), Rojo (2013), Koch e Elias (2012), Ribeiro (2013; 2018); III. o gênero playlist comentada e sua relação com a leitura e a escrita, segundo Marcuschi (2011), Rojo e Barbosa (2015) e Ferreira (2021). Para o procedimento metodológico desenvolvemos a pesquisa-ação embasada nas concepções de Thiollent e Colette (2020) e de Tripp (2005), considerando, também a natureza qualitativa da pesquisa (Minayo, 2014). Além disso, o levantamento teórico contribuiu para a construção de uma proposta educacional, utilizada na formação continuada criada por nós para os docentes de LP. Tanto a proposta quanto a formação foram estruturadas nos moldes da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005). Tal sequência, aplicada na rede pública de ensino do município de Ribeirão-PE, como uma proposta de intervenção, contou com a participação de seis docentes da área que vivenciaram os quatros encontros de nossa formação. Como resultado, identificamos que o gênero playlist comentada despertou nos professores de Língua Portuguesa que participaram desses momentos formativos, uma nova visão a respeito das atividades de leitura e de escrita com práticas de linguagem contemporânea, bem como propiciou uma percepção diferente sobre a essência de uma formação continuada. Desse modo, concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de trazer novos gêneros, como a playlist comentada, além de fomentar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, viabiliza a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros em sala de aula, trazendo ao docente uma possibilidade de tornar as práticas de leitura e de produção textual, na escola, mais favoráveis ao engajamento ativo dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectLeitura e Escritapt_BR
dc.subjectGênero Playlist comentadapt_BR
dc.titleEnsinar a Língua Portuguesa por meio da playlist comentada : reflexões sobre a formação continuada de professorespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0994219812463242pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxTeaching Portuguese Language (PL) in the areas of reading and writing has been a challenge for many teachers who are increasingly distressed by undesirable learning outcomes and demands for improvements focused mainly on external assessments. Furthermore, considering the current context, in which there has been an expansion of technologies and, consequently, changes in language practices, we emphasize the need for training appropriate to the reality of PL teachers, with actions that can truly guide these professionals. In view of this, this research sought to redefine PL teaching by bringing teachers a proposal based on contemporary language practices in the real world. This proposal had the general objective of investigating the pedagogical potential of the commented playlist genre, through a teaching sequence, centered on the axes of reading and writing, in the continuing education offered to Portuguese Language teachers in Basic Education. In this sense, we carried out a theoretical survey, in which we discussed three central points in our thesis, namely, I. teacher training and the teaching of LP in Brazil based on the studies of Candau (2011), Feldmann (2009), Freire (2003; 2007), and Oliveira (2010); II. the axes of reading and writing from the perspective of teaching genres and multiliteracies, based on Elias (2014), Antunes (2009), Rojo (2013), Koch and Elias (2012), Ribeiro (2013; 2018); III. the commented playlist genre and its relationship with reading and writing, according to Marcuschi (2011), Rojo and Barbosa (2015), and Ferreira (2021). For the methodological procedure, we developed action research based on the concepts of Thiollent and Colette (2020) and Tripp (2005), also considering the qualitative nature of the research (Minayo, 2014). In addition, the theoretical survey contributed to the construction of an educational proposal, used in the continuing education created by us for PL teachers. Both the proposal and the training were structured along the lines of Aguiar Jr.'s Teaching Sequence (2005). This sequence, applied in the public education network of the municipality of Ribeirão-PE, as an intervention proposal, had the participation of six teachers from the area who experienced the four meetings of our training. As a result, we identified that the commented playlist genre awakened in the Portuguese Language teachers who participated in these training moments a new vision regarding reading and writing activities with contemporary language practices, as well as provided a different perception of the essence of continuing education. Thus, we conclude our research believing that the proposal to bring new genres, such as the commented playlist, in addition to fostering the development of reading and writing skills, enables the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in genre studies in the classroom, providing teachers with the possibility of making reading and textual production practices at school more favorable to the active engagement of students.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

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