Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62515

Compartilhe esta página

Título: A seleção de poemas em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais: a diversidade em jogo
Autor(es): SILVA, Ana Carolina Ferreira da
Palavras-chave: Livro Didático de Português,; Poema,; Autoria,; Ensino de Literatura.
Data do documento: 21-Out-2024
Citação: SILVA, Ana Carolina Ferreira da. A seleção de poemas em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais: a diversidade em jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Nesse artigo científico, objeto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras-Português, desenvolve-se um estudo qualitativo e interpretativo a respeito da seleção de poemas para compor duas coleções livros didáticos de língua portuguesa, sendo elas: Se liga na Língua (Ormundo e Siniscalchi, 2024) da Editora Moderna e Superação (Júlio e Bertoletti, 2024) também da Editora Moderna. Com essa pesquisa, buscou-se analisar em que medida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental têm acesso ou não a pluralidade de poemas produzidos nas diversas regiões e estados do Brasil. O referencial teórico envolveu um diálogo com diferentes discussões sobre literatura e seu ensino (Eagleton, 2006, Candido, 2012, Zilberman, 2008, Martha, 2021, Machado, 2012 e Coelho, 1986), sobre o poema na escola (Zilberman, 2008, Cosson, 2014, Amorim et al., 2022, Pinheiro, 2001 e 2018, Sorrenti, 2017), além das reflexões sobre o livro didático (Bunzen, 2005 e 2008). Concluímos, portanto, que ao analisar a proporção de poemas por região do país, há predominância da região Sudeste que totaliza 51,4% dos poemas na coleção Se Liga na Língua e 71% na Superação, o que dificulta a possibilidade de fruição e experienciação dos poemas de diversas regiões do país. Além disso, a curadoria privilegia homens brancos, fazendo com que os textos poéticos de grupos minoritários como: mulheres indígenas, negras, brancas, homens indígenas e negros continuem sendo pouco vistos e, consequentemente, pouco apreciados, entre outras constatações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62515
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Carolina Ferreira da Silva.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons