Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62515

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN, Clecio-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Carolina Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-04-23T17:57:52Z-
dc.date.available2025-04-23T17:57:52Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina Ferreira da. A seleção de poemas em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais: a diversidade em jogo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62515-
dc.description.abstractNesse artigo científico, objeto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras-Português, desenvolve-se um estudo qualitativo e interpretativo a respeito da seleção de poemas para compor duas coleções livros didáticos de língua portuguesa, sendo elas: Se liga na Língua (Ormundo e Siniscalchi, 2024) da Editora Moderna e Superação (Júlio e Bertoletti, 2024) também da Editora Moderna. Com essa pesquisa, buscou-se analisar em que medida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental têm acesso ou não a pluralidade de poemas produzidos nas diversas regiões e estados do Brasil. O referencial teórico envolveu um diálogo com diferentes discussões sobre literatura e seu ensino (Eagleton, 2006, Candido, 2012, Zilberman, 2008, Martha, 2021, Machado, 2012 e Coelho, 1986), sobre o poema na escola (Zilberman, 2008, Cosson, 2014, Amorim et al., 2022, Pinheiro, 2001 e 2018, Sorrenti, 2017), além das reflexões sobre o livro didático (Bunzen, 2005 e 2008). Concluímos, portanto, que ao analisar a proporção de poemas por região do país, há predominância da região Sudeste que totaliza 51,4% dos poemas na coleção Se Liga na Língua e 71% na Superação, o que dificulta a possibilidade de fruição e experienciação dos poemas de diversas regiões do país. Além disso, a curadoria privilegia homens brancos, fazendo com que os textos poéticos de grupos minoritários como: mulheres indígenas, negras, brancas, homens indígenas e negros continuem sendo pouco vistos e, consequentemente, pouco apreciados, entre outras constatações.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro Didático de Português,pt_BR
dc.subjectPoema,pt_BR
dc.subjectAutoria,pt_BR
dc.subjectEnsino de Literatura.pt_BR
dc.titleA seleção de poemas em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais: a diversidade em jogopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8035549228266796pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxThis scientific article, developed as a Final Undergraduate Project for a degree in Portuguese Language and Literature, presents a qualitative and interpretative study on the selection of poems included in two Portuguese language textbook collections: Se liga na Língua (Ormundo & Siniscalchi, 2024) and Superação (Júlio & Bertoletti, 2024), both published by Editora Moderna. The aim of this research is to analyze the extent to which students in the final years of elementary school have access to the diversity of poetic works produced across different regions and states of Brazil. The theoretical framework draws on discussions related to literature and its teaching (Eagleton, 2006; Candido, 2012; Zilberman, 2008; Martha, 2021; Machado, 2012; Coelho, 1986), poetry in schools (Zilberman, 2008; Cosson, 2014; Amorim et al., 2022; Pinheiro, 2001, 2018; Sorrenti, 2017), and textbook analysis (Bunzen, 2005, 2008). The findings reveal a clear predominance of content from Brazil’s Southeast region, which accounts for 51.4% of the poems in Se liga na Língua and 71% in Superação. This imbalance hinders students’ opportunities to engage with and experience poetry from other parts of the country. Furthermore, the selection of authors favors white male writers, resulting in the continued marginalization and limited representation of poetic works by minority groups, including Indigenous and Black women, white women, and Indigenous and Black men, among other observations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Carolina Ferreira da Silva.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons