Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62507

Compartilhe esta página

Título: Análise do Design Thinking para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras no contexto de formação continuada de professores de Ciências da Natureza
Autor(es): NASCIMENTO, Andre Felipe Gomes do
Palavras-chave: Design Thinking; Formação continuada; Formação continuada
Data do documento: 21-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, André Felipe Gomes. Análise do Design Thinking para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras no contexto de formação continuada de professores de Ciências da Natureza. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo investigar o Design Thinking (DT), a partir de um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Nesse caminho, foi necessário analisar as concepções de criatividade e inovação implementadas nos desenhos de ensino de Ciências da Natureza; propor um encontro de formação continuada em Design, com ênfase no DT; e Desenhar um framework a partir das concepções docentes para o trabalho pedagógico de projetos com princípios de design. Para estabelecer e alcançar tais objetivos, o ponto de partida foi a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no modelo de Okoli (2015), buscando contribuições da área do Design na área da educação, uma pesquisa de campo na rede pública do município do Paudalho-PE, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio impresso e a realização de uma formação continuada sobre design. Pudemos perceber que houve um padrão na definição de criatividade dos docentes, quando a direcionam como um elemento de ressignificação que influencia diretamente o clima escolar. Já a inovação, esteve atrelada ao discurso do trabalho docente, para mudança de postura e busca de práticas diferenciadas, com objetivos tangíveis e alcançáveis. Os desafios docentes a esses aspectos, se apresentaram de forma multifacetada, abrangendo elementos como recursos, tempo, motivação, formação adequada e apoio institucional, e, por vezes, acabam levando o docente a adotar uma postura tradicionalista. Apesar disso, em todas as amostras verificou-se que esses professores se autoavaliaram como agentes da criatividade e inovação, refletindo um perfil ativo, disposto às tendências atuais e assumindo um compromisso com sua profissionalidade. Entendemos que uma cultura de inovação educacional, deve ser concebida numa perspectiva colaborativa, onde o esforço pela busca de soluções comuns e significativas para enfrentamento de desafios, deva ser processualmente encorajado entre toda a comunidade escolar. Pontuamos que este trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre o ensino criativo e inovador, bem como a formação de professores e o design/educação. No entanto, ele se apresenta como um ponto de partida para refletirmos sobre a prática docente relacionada a esses temas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62507
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andre Felipe Gomes do Nascimento.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons