Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62507
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Marcos Alexandre de Melo | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Andre Felipe Gomes do | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T17:19:33Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T17:19:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, André Felipe Gomes. Análise do Design Thinking para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras no contexto de formação continuada de professores de Ciências da Natureza. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62507 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo investigar o Design Thinking (DT), a partir de um contexto de formação continuada com professores de Ciências da Natureza, no impacto para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras. Nesse caminho, foi necessário analisar as concepções de criatividade e inovação implementadas nos desenhos de ensino de Ciências da Natureza; propor um encontro de formação continuada em Design, com ênfase no DT; e Desenhar um framework a partir das concepções docentes para o trabalho pedagógico de projetos com princípios de design. Para estabelecer e alcançar tais objetivos, o ponto de partida foi a realização de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), baseada no modelo de Okoli (2015), buscando contribuições da área do Design na área da educação, uma pesquisa de campo na rede pública do município do Paudalho-PE, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio impresso e a realização de uma formação continuada sobre design. Pudemos perceber que houve um padrão na definição de criatividade dos docentes, quando a direcionam como um elemento de ressignificação que influencia diretamente o clima escolar. Já a inovação, esteve atrelada ao discurso do trabalho docente, para mudança de postura e busca de práticas diferenciadas, com objetivos tangíveis e alcançáveis. Os desafios docentes a esses aspectos, se apresentaram de forma multifacetada, abrangendo elementos como recursos, tempo, motivação, formação adequada e apoio institucional, e, por vezes, acabam levando o docente a adotar uma postura tradicionalista. Apesar disso, em todas as amostras verificou-se que esses professores se autoavaliaram como agentes da criatividade e inovação, refletindo um perfil ativo, disposto às tendências atuais e assumindo um compromisso com sua profissionalidade. Entendemos que uma cultura de inovação educacional, deve ser concebida numa perspectiva colaborativa, onde o esforço pela busca de soluções comuns e significativas para enfrentamento de desafios, deva ser processualmente encorajado entre toda a comunidade escolar. Pontuamos que este trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre o ensino criativo e inovador, bem como a formação de professores e o design/educação. No entanto, ele se apresenta como um ponto de partida para refletirmos sobre a prática docente relacionada a esses temas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design Thinking | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Análise do Design Thinking para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras no contexto de formação continuada de professores de Ciências da Natureza | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LOPES, Maria Tereza | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1553435182692707 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8046533153531261 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to investigate Design Thinking (DT), based on a context of continuing education with Natural Sciences teachers, in its impact on the development of creative and innovative skills. In this way, it was necessary to analyze the concepts of creativity and innovation implemented in the teaching designs of Natural Sciences; to propose a meeting of continuing education in Design, with an emphasis on DT; and to design a framework based on the teachers' concepts for the pedagogical work of projects with design principles. To establish and achieve these objectives, this research included a Systematic Literature Review (SLR), based on the Okoli model (2015), seeking contributions from the area of Design in the area of education, a field research in the public network of the municipality of Paudalho-PE, where the qualitative investigation process took place, based on a questionnaire applied by printed means and the implementation of continuing education on design. We were able to perceive that there was a pattern in the definition of creativity by the teachers, when they direct it as an element of resignification that directly influences the school climate. Innovation, on the other hand, was linked to the discourse of teaching work, to change attitudes and seek differentiated practices, with tangible and achievable objectives. The challenges for teachers in these aspects were presented in a multifaceted manner, encompassing elements such as resources, time, motivation, adequate training and institutional support, and sometimes ended up leading teachers to adopt a traditionalist stance. Despite this, in all samples it was found that these teachers evaluated themselves as agents of creativity and innovation, reflecting an active profile, open to current trends and assuming a commitment to their professionalism. We understand that a culture of educational innovation should be conceived from a collaborative perspective, where the effort to find common and meaningful solutions to face challenges should be encouraged throughout the school community. We emphasize that this work does not, by itself, exhaust the discussions on creative and innovative teaching, as well as teacher training and design/education. However, it presents itself as a starting point for reflecting on teaching practice related to these themes. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9575339695913855 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Andre Felipe Gomes do Nascimento.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons