Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495

Compartilhe esta página

Título: Smartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literatura
Autor(es): ACIOLI, Raylla Maria Ferreira
Palavras-chave: Smartphones; Educação; Desempenho acadêmico; Distração cognitiva; Tecnologia educacional
Data do documento: 27-Mar-2025
Citação: ACIOLI, Raylla. Smartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica sobre os impactos do uso de smartphones no ambiente educacional. A investigação foi estruturada em três eixos principais: fatores que contribuem para a distração, efeitos no rendimento escolar e estratégias para um uso responsável desses dispositivos. Os estudos revisados indicam que o uso frequente dos smartphones para fins recreativos, especialmente o acesso às redes sociais, compromete a concentração dos alunos e reduz sua capacidade de absorção dos conteúdos apresentados em sala de aula. A prática da multitarefa, impulsionada pelas constantes notificações e alternância entre aplicativos, agrava a dispersão cognitiva, afetando diretamente o aprendizado. Apesar disso, a literatura também aponta benefícios no uso consciente e direcionado dos smartphones como ferramentas de apoio pedagógico, ampliando o acesso à informação e promovendo novas formas de interação no processo de ensino-aprendizagem. Para equilibrar esses dois aspectos, são sugeridas estratégias como a criação de políticas institucionais de uso, a formação continuada dos professores e a inclusão de práticas pedagógicas que estimulem o uso consciente da tecnologia. Conclui-se que, embora os smartphones possam ser aliados no processo educativo, seu uso deve ser planejado e orientado para garantir um aprendizado mais focado, inclusivo e eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (3).pdf684,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons