Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Paulo André da | - |
dc.contributor.author | ACIOLI, Raylla Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T15:39:49Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T15:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.citation | ACIOLI, Raylla. Smartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma análise bibliográfica sobre os impactos do uso de smartphones no ambiente educacional. A investigação foi estruturada em três eixos principais: fatores que contribuem para a distração, efeitos no rendimento escolar e estratégias para um uso responsável desses dispositivos. Os estudos revisados indicam que o uso frequente dos smartphones para fins recreativos, especialmente o acesso às redes sociais, compromete a concentração dos alunos e reduz sua capacidade de absorção dos conteúdos apresentados em sala de aula. A prática da multitarefa, impulsionada pelas constantes notificações e alternância entre aplicativos, agrava a dispersão cognitiva, afetando diretamente o aprendizado. Apesar disso, a literatura também aponta benefícios no uso consciente e direcionado dos smartphones como ferramentas de apoio pedagógico, ampliando o acesso à informação e promovendo novas formas de interação no processo de ensino-aprendizagem. Para equilibrar esses dois aspectos, são sugeridas estratégias como a criação de políticas institucionais de uso, a formação continuada dos professores e a inclusão de práticas pedagógicas que estimulem o uso consciente da tecnologia. Conclui-se que, embora os smartphones possam ser aliados no processo educativo, seu uso deve ser planejado e orientado para garantir um aprendizado mais focado, inclusivo e eficaz. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Smartphones | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Distração cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Smartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/0199118791276993 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Final Paper presents a bibliographic analysis of the impact of smartphone use in educational settings, focusing on its effects on students' academic performance. The research was structured around three main axes: factors contributing to distraction, effects on academic achievement, and strategies for responsible use of these devices. The reviewed literature indicates that frequent use of smartphones for recreational purposes—especially access to social media—compromises students’ concentration and reduces their ability to absorb classroom content. Multitasking, driven by constant notifications and switching between applications, intensifies cognitive overload, directly affecting learning outcomes. However, studies also highlight the potential benefits of smartphones when used consciously and purposefully as pedagogical tools, expanding access to information and fostering new forms of interaction in the teaching-learning process. To balance these aspects, strategies such as institutional policies on device use, continuous teacher training, and the integration of pedagogical practices that encourage conscious technology use are suggested. It is concluded that although smartphones can be valuable allies in education, their use must be planned and guided to ensure more focused, inclusive, and effective learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized (3).pdf | 684,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons