Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorACIOLI, Raylla Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-23T15:39:49Z-
dc.date.available2025-04-23T15:39:49Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationACIOLI, Raylla. Smartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62495-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise bibliográfica sobre os impactos do uso de smartphones no ambiente educacional. A investigação foi estruturada em três eixos principais: fatores que contribuem para a distração, efeitos no rendimento escolar e estratégias para um uso responsável desses dispositivos. Os estudos revisados indicam que o uso frequente dos smartphones para fins recreativos, especialmente o acesso às redes sociais, compromete a concentração dos alunos e reduz sua capacidade de absorção dos conteúdos apresentados em sala de aula. A prática da multitarefa, impulsionada pelas constantes notificações e alternância entre aplicativos, agrava a dispersão cognitiva, afetando diretamente o aprendizado. Apesar disso, a literatura também aponta benefícios no uso consciente e direcionado dos smartphones como ferramentas de apoio pedagógico, ampliando o acesso à informação e promovendo novas formas de interação no processo de ensino-aprendizagem. Para equilibrar esses dois aspectos, são sugeridas estratégias como a criação de políticas institucionais de uso, a formação continuada dos professores e a inclusão de práticas pedagógicas que estimulem o uso consciente da tecnologia. Conclui-se que, embora os smartphones possam ser aliados no processo educativo, seu uso deve ser planejado e orientado para garantir um aprendizado mais focado, inclusivo e eficaz.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSmartphonespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectDistração cognitivapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleSmartphones e a distração acadêmica: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.description.abstractxThis Final Paper presents a bibliographic analysis of the impact of smartphone use in educational settings, focusing on its effects on students' academic performance. The research was structured around three main axes: factors contributing to distraction, effects on academic achievement, and strategies for responsible use of these devices. The reviewed literature indicates that frequent use of smartphones for recreational purposes—especially access to social media—compromises students’ concentration and reduces their ability to absorb classroom content. Multitasking, driven by constant notifications and switching between applications, intensifies cognitive overload, directly affecting learning outcomes. However, studies also highlight the potential benefits of smartphones when used consciously and purposefully as pedagogical tools, expanding access to information and fostering new forms of interaction in the teaching-learning process. To balance these aspects, strategies such as institutional policies on device use, continuous teacher training, and the integration of pedagogical practices that encourage conscious technology use are suggested. It is concluded that although smartphones can be valuable allies in education, their use must be planned and guided to ensure more focused, inclusive, and effective learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (3).pdf684,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons