Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62344

Compartilhe esta página

Título: Recursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia
Autor(es): OLIVEIRA, Geysilâine Tamires da C
Palavras-chave: Recursos didáticos inclusivos; Materiais adaptados; Ensino de biologia; Educação especial; Ensino de ciências
Data do documento: 7-Abr-2025
Citação: OLIVEIRA, G. T. C. Recursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia. 2025. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Os recursos didáticos inclusivos são fundamentais para a educação inclusiva, pois facilitam a compreensão e atendem às necessidades específicas dos estudantes. No contexto do ensino de Biologia, a complexidade dos conteúdos exige materiais adaptados que contemplem diferentes públicos, como pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a disponibilidade de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia no Repositório Digital da UFPE, mapeando os materiais existentes, classificando-os conforme as necessidades específicas do público-alvo da educação especial e avaliando sua adequação às diretrizes de acessibilidade. Para isso, adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Inicialmente, foram identificados 1.082 artigos por meio de buscas sistemáticas com palavras-chave relacionadas ao tema. Após a triagem, apenas 17 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão. A análise quantitativa permitiu verificar a distribuição dos recursos por tipo de deficiência e conteúdo curricular, enquanto a abordagem qualitativa possibilitou identificar desafios e limitações na produção desses materiais. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar e diversificar os recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia, contribuindo para a efetivação de uma educação mais acessível.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62344
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Geysilâine Tamires da C. Oiveira.pdf664,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons