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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Geysilâine Tamires da C-
dc.date.accessioned2025-04-16T11:21:31Z-
dc.date.available2025-04-16T11:21:31Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, G. T. C. Recursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia. 2025. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62344-
dc.description.abstractOs recursos didáticos inclusivos são fundamentais para a educação inclusiva, pois facilitam a compreensão e atendem às necessidades específicas dos estudantes. No contexto do ensino de Biologia, a complexidade dos conteúdos exige materiais adaptados que contemplem diferentes públicos, como pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a disponibilidade de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia no Repositório Digital da UFPE, mapeando os materiais existentes, classificando-os conforme as necessidades específicas do público-alvo da educação especial e avaliando sua adequação às diretrizes de acessibilidade. Para isso, adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Inicialmente, foram identificados 1.082 artigos por meio de buscas sistemáticas com palavras-chave relacionadas ao tema. Após a triagem, apenas 17 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão. A análise quantitativa permitiu verificar a distribuição dos recursos por tipo de deficiência e conteúdo curricular, enquanto a abordagem qualitativa possibilitou identificar desafios e limitações na produção desses materiais. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar e diversificar os recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia, contribuindo para a efetivação de uma educação mais acessível.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRecursos didáticos inclusivospt_BR
dc.subjectMateriais adaptadospt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleRecursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Wilson Antonio da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxInclusive teaching resources are essential for inclusive education, as they facilitate understanding and meet the specific needs of students. In the context of Biology teaching, the complexity of the content requires adapted materials that include different audiences, such as people with visual impairments, hearing impairments, Autism Spectrum Disorder (ASD), and giftedness/high abilities (HA/GD). In view of this, this study aimed to analyze the availability of inclusive teaching resources for Biology teaching in the UFPE Digital Repository, mapping the existing materials, classifying them according to the specific needs of the target audience of special education, and evaluating their adequacy to accessibility guidelines. To this end, we present Bardin's (2011) content analysis, following three stages: pre-analysis, exploration of the material, and processing of the results. Initially, 1,082 articles were identified through systematic searches with keywords related to the topic. After screening, only 17 works met the inclusion criteria. The quantitative analysis allowed us to verify the distribution of resources by type of disability and curricular content, while the qualitative approach made it possible to identify challenges and limitations in the production of these materials. The results highlight the need to expand and diversify inclusive teaching resources for Biology teaching, contributing to the implementation of more accessible education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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