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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62344
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Geysilâine Tamires da C | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T11:21:31Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16T11:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, G. T. C. Recursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia. 2025. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62344 | - |
dc.description.abstract | Os recursos didáticos inclusivos são fundamentais para a educação inclusiva, pois facilitam a compreensão e atendem às necessidades específicas dos estudantes. No contexto do ensino de Biologia, a complexidade dos conteúdos exige materiais adaptados que contemplem diferentes públicos, como pessoas com deficiência visual, deficiência auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar a disponibilidade de recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia no Repositório Digital da UFPE, mapeando os materiais existentes, classificando-os conforme as necessidades específicas do público-alvo da educação especial e avaliando sua adequação às diretrizes de acessibilidade. Para isso, adotou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011), seguindo três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Inicialmente, foram identificados 1.082 artigos por meio de buscas sistemáticas com palavras-chave relacionadas ao tema. Após a triagem, apenas 17 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão. A análise quantitativa permitiu verificar a distribuição dos recursos por tipo de deficiência e conteúdo curricular, enquanto a abordagem qualitativa possibilitou identificar desafios e limitações na produção desses materiais. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar e diversificar os recursos didáticos inclusivos para o ensino de Biologia, contribuindo para a efetivação de uma educação mais acessível. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Recursos didáticos inclusivos | pt_BR |
dc.subject | Materiais adaptados | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | Recursos didáticos na perspectiva inclusiva no ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Wilson Antonio da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308573861640975 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive teaching resources are essential for inclusive education, as they facilitate understanding and meet the specific needs of students. In the context of Biology teaching, the complexity of the content requires adapted materials that include different audiences, such as people with visual impairments, hearing impairments, Autism Spectrum Disorder (ASD), and giftedness/high abilities (HA/GD). In view of this, this study aimed to analyze the availability of inclusive teaching resources for Biology teaching in the UFPE Digital Repository, mapping the existing materials, classifying them according to the specific needs of the target audience of special education, and evaluating their adequacy to accessibility guidelines. To this end, we present Bardin's (2011) content analysis, following three stages: pre-analysis, exploration of the material, and processing of the results. Initially, 1,082 articles were identified through systematic searches with keywords related to the topic. After screening, only 17 works met the inclusion criteria. The quantitative analysis allowed us to verify the distribution of resources by type of disability and curricular content, while the qualitative approach made it possible to identify challenges and limitations in the production of these materials. The results highlight the need to expand and diversify inclusive teaching resources for Biology teaching, contributing to the implementation of more accessible education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC - Geysilâine Tamires da C. Oiveira.pdf | 664,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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