Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62331

Comparte esta pagina

Título : A construção de telescópios como uma ferramenta para o ensino de óptica geométrica.
Autor : SILVA, Pedro Henrique Bezerra
Palabras clave : Astronomia; Optica geométrica; Ensino de astronomia
Fecha de publicación : 16-oct-2024
Citación : SILVA, Pedro Henrique Bezerra. A construção de telescópios como uma ferramenta para o ensino de óptica geométrica.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Esse trabalho de conclusão de curso explorou a astronomia como uma abordagem pedagógica para o ensino de conceitos de óptica no ensino médio. Realizado com uma turma de 12 alunos de um colégio privado em Santa Cruz do Capibaribe, o projeto teve como foco despertar o interesse dos estudantes pela Física, conectando os conceitos teóricos a fenômenos celestes observáveis, tornando a aprendizagem mais acessível e envolvente. A metodologia adotada englobou a construção de telescópios pelos próprios alunos, proporcionando uma experiência prática de observação astronômica. Essa atividade não apenas facilitou a compreensão de teorias complexas, como também instigou um interesse profundo pela exploração do cosmos. Durante as aulas, os alunos vivenciaram a ciência de forma prática e colaborativa, reforçando o potencial da astronomia como uma poderosa ferramenta para inspirar futuros cientistas e entusiastas das ciências exatas. O projeto culminou em uma atividade de observação da Lua, onde os estudantes utilizaram tanto os telescópios que construíram quanto um telescópio refletor comercial para fins de comparação. A euforia dos alunos ao observarem a Lua pela primeira vez foi notável, evidenciando o impacto das experiências práticas no processo de aprendizagem e no despertar do interesse científico. As conclusões do trabalho destacam o valor da astronomia como abordagem pedagógica, recomendando a continuidade de iniciativas que visem inovar e enriquecer o ensino de Física. É demonstrado que a exploração do cosmos não só ilumina o caminho do conhecimento, como também fomenta a curiosidade científica, contribuindo para o desenvolvimento de educadores engajados e inspirados. Além disso, esse tipo de projeto tem o potencial de fortalecer o interesse dos alunos do ensino médio pela Física, demonstrando como a integração entre teoria e prática pode tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62331
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_FINAL.pdf3,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons