Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62331

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Sérgio de Lemos-
dc.contributor.authorSILVA, Pedro Henrique Bezerra-
dc.date.accessioned2025-04-15T20:11:33Z-
dc.date.available2025-04-15T20:11:33Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Henrique Bezerra. A construção de telescópios como uma ferramenta para o ensino de óptica geométrica.. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62331-
dc.description.abstractEsse trabalho de conclusão de curso explorou a astronomia como uma abordagem pedagógica para o ensino de conceitos de óptica no ensino médio. Realizado com uma turma de 12 alunos de um colégio privado em Santa Cruz do Capibaribe, o projeto teve como foco despertar o interesse dos estudantes pela Física, conectando os conceitos teóricos a fenômenos celestes observáveis, tornando a aprendizagem mais acessível e envolvente. A metodologia adotada englobou a construção de telescópios pelos próprios alunos, proporcionando uma experiência prática de observação astronômica. Essa atividade não apenas facilitou a compreensão de teorias complexas, como também instigou um interesse profundo pela exploração do cosmos. Durante as aulas, os alunos vivenciaram a ciência de forma prática e colaborativa, reforçando o potencial da astronomia como uma poderosa ferramenta para inspirar futuros cientistas e entusiastas das ciências exatas. O projeto culminou em uma atividade de observação da Lua, onde os estudantes utilizaram tanto os telescópios que construíram quanto um telescópio refletor comercial para fins de comparação. A euforia dos alunos ao observarem a Lua pela primeira vez foi notável, evidenciando o impacto das experiências práticas no processo de aprendizagem e no despertar do interesse científico. As conclusões do trabalho destacam o valor da astronomia como abordagem pedagógica, recomendando a continuidade de iniciativas que visem inovar e enriquecer o ensino de Física. É demonstrado que a exploração do cosmos não só ilumina o caminho do conhecimento, como também fomenta a curiosidade científica, contribuindo para o desenvolvimento de educadores engajados e inspirados. Além disso, esse tipo de projeto tem o potencial de fortalecer o interesse dos alunos do ensino médio pela Física, demonstrando como a integração entre teoria e prática pode tornar o aprendizado mais dinâmico e significativo.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectOptica geométricapt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.titleA construção de telescópios como uma ferramenta para o ensino de óptica geométrica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9317633788356795pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1232044201237012pt_BR
dc.description.abstractxThis undergraduate thesis explored astronomy as a pedagogical approach to teaching optical concepts in high school. Conducted with a class of 12 students from a private school in Santa Cruz do Capibaribe, the project aimed to spark students' interest in Physics by connecting theoretical concepts to observable celestial phenomena, making learning more accessible and engaging. The methodology included the construction of telescopes by the students themselves, providing a hands-on experience in astronomical observation. This activity not only facilitated the understanding of complex theories but also ignited a deep interest in the exploration of the cosmos. During the lessons, students experienced science in a practical and collaborative way, reinforcing the potential of astronomy as a powerful tool to inspire future scientists and enthusiasts of the physical sciences. The project culminated in a moon observation activity, where students used both the telescopes they built and a commercial reflector telescope for comparison purposes. The students' excitement when observing the Moon for the first time was remarkable, highlighting the impact of practical experiences in the learning process and in fostering scientific curiosity. The conclusions of the study emphasize the value of astronomy as a pedagogical approach and recommend the continuation of initiatives aimed at innovating and enriching Physics education. It is demonstrated that exploring the cosmos not only lights the path to knowledge but also fosters scientific curiosity, contributing to the development of engaged and inspired educators. Furthermore, this type of project has the potential to strengthen high school students' interest in Physics, showing how the integration of theory and practice can make learning more dynamic and meaningfulpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-5638-4430pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_FINAL.pdf3,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons