Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321
Comparte esta pagina
Título : | A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: Perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco |
Autor : | SOUZA, Adalgiza Mikaelly Costa de |
Palabras clave : | Educação Básica; Formação de Professores; Grupo Banco Mundial; Recife; Política Educacional; World Bank Group; Educational Policy; Teacher Training; Basic Education |
Fecha de publicación : | 30-sep-2024 |
Citación : | COSTA DE SOUZA, Adalgiza Mikaelly. A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este estudo analisa criticamente a influência do Grupo Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira, com foco na formação de professores da Educação Básica em Recife-PE, por meio do projeto *Recife Education and Public Management* (P126372). Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica sistemática, a pesquisa revela tensões entre diretrizes globais e realidades locais. Os resultados indicam ênfase em competências técnicas e métricas quantitativas, com impacto limitado no desempenho dos alunos. O estudo identifica desafios na contextualização de políticas globais e na dependência de recursos externos, concluindo que é necessário um equilíbrio entre perspectivas globais e necessidades locais na formulação de políticas educacionais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A INFLUÊNCIA DO GRUPO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL.pdf Artículo embargado hasta 2026-04-25 | 640,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons