Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321

Comparte esta pagina

Título : A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: Perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco
Autor : SOUZA, Adalgiza Mikaelly Costa de
Palabras clave : Educação Básica; Formação de Professores; Grupo Banco Mundial; Recife; Política Educacional; World Bank Group; Educational Policy; Teacher Training; Basic Education
Fecha de publicación : 30-sep-2024
Citación : COSTA DE SOUZA, Adalgiza Mikaelly. A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo analisa criticamente a influência do Grupo Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira, com foco na formação de professores da Educação Básica em Recife-PE, por meio do projeto *Recife Education and Public Management* (P126372). Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica sistemática, a pesquisa revela tensões entre diretrizes globais e realidades locais. Os resultados indicam ênfase em competências técnicas e métricas quantitativas, com impacto limitado no desempenho dos alunos. O estudo identifica desafios na contextualização de políticas globais e na dependência de recursos externos, concluindo que é necessário um equilíbrio entre perspectivas globais e necessidades locais na formulação de políticas educacionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A INFLUÊNCIA DO GRUPO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-25
640,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons