Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva-
dc.contributor.authorSOUZA, Adalgiza Mikaelly Costa de-
dc.date.accessioned2025-04-15T18:41:39Z-
dc.date.available2025-04-15T18:41:39Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.date.submitted2025-03-03-
dc.identifier.citationCOSTA DE SOUZA, Adalgiza Mikaelly. A influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62321-
dc.description.abstractEste estudo analisa criticamente a influência do Grupo Banco Mundial (BM) na política educacional brasileira, com foco na formação de professores da Educação Básica em Recife-PE, por meio do projeto *Recife Education and Public Management* (P126372). Utilizando uma abordagem qualitativa baseada em análise documental e revisão bibliográfica sistemática, a pesquisa revela tensões entre diretrizes globais e realidades locais. Os resultados indicam ênfase em competências técnicas e métricas quantitativas, com impacto limitado no desempenho dos alunos. O estudo identifica desafios na contextualização de políticas globais e na dependência de recursos externos, concluindo que é necessário um equilíbrio entre perspectivas globais e necessidades locais na formulação de políticas educacionais.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectGrupo Banco Mundialpt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.subjectPolítica Educacionalpt_BR
dc.subjectWorld Bank Grouppt_BR
dc.subjectEducational Policypt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleA influência do Grupo Banco Mundial na política educacional: Perspectivas sobre a formação de professores da educação básica em Recife-Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8351569757379397pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4753201283196524pt_BR
dc.description.abstractxAbstract This study critically analyzes the World Bank Group's influence on Brazilian educational policy, focusing on basic education teacher training in Recife through the *Recife Education and Public Management* project (P126372). Using a qualitative approach based on document analysis and systematic literature review, the research reveals tensions between global guidelines and local realities. Results indicate an emphasis on technical skills and quantitative metrics, with limited impact on student performance. The study identifies challenges in contextualizing global policies and dependence on external resources, concluding that a balance between global perspectives and local needs is necessary in educational policy formulation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-6123-0688pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INFLUÊNCIA DO GRUPO BANCO MUNDIAL NA POLÍTICA EDUCACIONAL.pdf
  Item embargado até 2026-04-25
640,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons