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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62305

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Título: Análise de imagens da população negra e indígena em livros didáticos de ciências e biologia
Autor(es): PADILHA, Maria Jéssica Farias
Palavras-chave: pessoas negras e indígenas; manuais de ensino; imagético; inclusão social
Data do documento: 27-Mar-2025
Citação: PADILHA, Maria Jéssica Farias. Análise de imagens da população negra e indígena em livros didáticos de ciências e biologia. 2025. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, -Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais. A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais. A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62305
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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