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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62305

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorPADILHA, Maria Jéssica Farias-
dc.date.accessioned2025-04-15T14:19:14Z-
dc.date.available2025-04-15T14:19:14Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationPADILHA, Maria Jéssica Farias. Análise de imagens da população negra e indígena em livros didáticos de ciências e biologia. 2025. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, -Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62305-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais. A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais. A pesquisa teve como objetivo analisar as imagens da população negra e indígena em livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza. As imagens de pessoas negras e indígenas em materiais instrucionais representa um aspecto fomentando ideias, principalmente, na desmitificação de concepções equivocas, sendo um recurso potencializador dos aspectos sobre a diversidade sociocultural, na desconstrução de estereótipos e no impacto formativo de estudantes. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com análise de imagens em livros didáticos de Ciências e Ciências da Natureza aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), cuja análise ocorreu a partir das perspectivas de Roland Barthes, por meio do processo conotativo e denotativo, possibilitando a interpretação do significado literal e os significados socioculturais e simbólicos nas imagens. A pesquisa revelou que há uma baixa representação imagética de negros e indígenas nos exemplares analisados. Em muitos casos, reforçando uma visão eurocêntrica, estereótipos associando os negros apenas a contextos socioculturais e esportivos, e os indígenas a um passado supostamente primitivo e natural, excluindo os conhecimentos nativos para a ciência e cultura. É necessário promover uma maior diversidade nas representações dessas populações, inseridas em contextos acadêmicos e tecnológicos, com o objetivo de combater o racismo e estereótipos e valorizar a sua história e expressões socioculturais.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpessoas negras e indígenaspt_BR
dc.subjectmanuais de ensinopt_BR
dc.subjectimagéticopt_BR
dc.subjectinclusão socialpt_BR
dc.titleAnálise de imagens da população negra e indígena em livros didáticos de ciências e biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/149838250396406pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the representation of Black and Indigenous populations in Biology and Natural Sciences textbooks. The presence of Black and Indigenous people in instructional materials plays a crucial role in shaping ideas, particularly in demystifying misconceptions, fostering sociocultural diversity, deconstructing stereotypes, and influencing students' educational development. The methodology adopted a qualitative, descriptive approach, analyzing images in Science and Natural Sciences textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD). The analysis was based on Roland Barthes’ perspectives, using connotative and denotative processes to interpret both the literal meaning and the sociocultural and symbolic significance of the images. The study revealed a low visual representation of Black and Indigenous people in the analyzed textbooks. In many cases, a Eurocentric perspective was reinforced, with stereotypes depicting Black individuals mainly in sociocultural and sports-related contexts and Indigenous people as belonging to a supposedly primitive and natural past, disregarding their contributions to science and culture. It is essential to promote greater diversity in the representation of these populations, including them in academic and technological contexts, to combat racism and stereotypes and to value their history and sociocultural expressionspt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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