Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62290
Comparte esta pagina
Título : | Fiesta de la Siesta: a criação de um Jogo Sério para fomentar reflexões críticas sobre sobrecarga e desigualdade social |
Autor : | Ramos, Thaylly Suane Santos |
Palabras clave : | Design de jogos; Jogos sérios; Ativismo; Design social; Equidade; Crítica social |
Fecha de publicación : | 17-oct-2024 |
Citación : | Ramos, Thaylly Suane Santos. Fiesta de la Siesta:: a criação de um Jogo Sério para fomentar reflexões críticas sobre sobrecarga e desigualdade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Este trabalho tem como objetivo explorar o potencial dos jogos sérios como ferramentas de conscientização e reflexão sobre temáticas sociais, focando na sobrecarga trabalhista e nas desigualdades estruturais presentes na sociedade. O projeto se fundamenta em metodologias de design adaptadas ao contexto dos jogos, com destaque para a Tétrade Elementar de Schell (2008), que orientou o desenvolvimento do jogo ao equilibrar os elementos fundamentais de mecânicas, estética, narrativa e tecnologia. A pesquisa contempla uma revisão de literatura sobre jogos sérios, análise de jogos existentes com propostas similares e a integração de temas sensíveis de forma acessível e gamificada. Ao longo do processo, foram superados diversos desafios, como a adaptação de conteúdos complexos, mantendo a jogabilidade envolvente. O jogo, intitulado Fiesta de la Siesta, utiliza mecânicas que refletem desigualdades sociais, enquanto convida os jogadores a refletirem sobre a meritocracia e a exaustão oriunda de afazeres cotidianos e pressão social. A pesquisa inclui o resultado das rodadas testes e a elaboração de um Game Design Document (GDD), que busca servir como um guia acessível para outros desenvolvedores interessados em criar jogos com propósitos similares. O trabalho destaca, ainda, a importância de maior representatividade e diversidade temática nos jogos produzidos no Brasil, sugerindo que pesquisas futuras aprofundem a relação entre game design e questões sociais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62290 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thaylly Suane Santos Ramos.pdf | 53,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons