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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62290
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Chicca Júnior, Natal Anacleto | - |
dc.contributor.author | Ramos, Thaylly Suane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T19:21:10Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14T19:21:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, Thaylly Suane Santos. Fiesta de la Siesta:: a criação de um Jogo Sério para fomentar reflexões críticas sobre sobrecarga e desigualdade social. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62290 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo explorar o potencial dos jogos sérios como ferramentas de conscientização e reflexão sobre temáticas sociais, focando na sobrecarga trabalhista e nas desigualdades estruturais presentes na sociedade. O projeto se fundamenta em metodologias de design adaptadas ao contexto dos jogos, com destaque para a Tétrade Elementar de Schell (2008), que orientou o desenvolvimento do jogo ao equilibrar os elementos fundamentais de mecânicas, estética, narrativa e tecnologia. A pesquisa contempla uma revisão de literatura sobre jogos sérios, análise de jogos existentes com propostas similares e a integração de temas sensíveis de forma acessível e gamificada. Ao longo do processo, foram superados diversos desafios, como a adaptação de conteúdos complexos, mantendo a jogabilidade envolvente. O jogo, intitulado Fiesta de la Siesta, utiliza mecânicas que refletem desigualdades sociais, enquanto convida os jogadores a refletirem sobre a meritocracia e a exaustão oriunda de afazeres cotidianos e pressão social. A pesquisa inclui o resultado das rodadas testes e a elaboração de um Game Design Document (GDD), que busca servir como um guia acessível para outros desenvolvedores interessados em criar jogos com propósitos similares. O trabalho destaca, ainda, a importância de maior representatividade e diversidade temática nos jogos produzidos no Brasil, sugerindo que pesquisas futuras aprofundem a relação entre game design e questões sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 234 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design de jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos sérios | pt_BR |
dc.subject | Ativismo | pt_BR |
dc.subject | Design social | pt_BR |
dc.subject | Equidade | pt_BR |
dc.subject | Crítica social | pt_BR |
dc.title | Fiesta de la Siesta: a criação de um Jogo Sério para fomentar reflexões críticas sobre sobrecarga e desigualdade social | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6206716642904555 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4342813292707097 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to explore the potential of serious games as tools for raising awareness and fostering reflection on social issues, focusing on labor overload and structural inequalities present in society. The project is based on design methodologies adapted to the context of games, with particular emphasis on Schell's Games Elementals (2008), which guided the game's development by balancing the fundamental elements of mechanics, aesthetics, narrative, and technology. The research includes a literature review on serious games, an analysis of existing games with similar proposals, and the integration of sensitive topics in an accessible and gamified manner. Throughout the process, various challenges were overcome, such as the adaptation of complex content while maintaining engaging gameplay. The game, titled ‘Fiesta de la Siesta’, employs mechanics that reflect social inequalities, inviting players to reflect on meritocracy and the exhaustion stemming from daily tasks and social pressures. The final outcome includes the results of playtesting sessions and the development of a Game Design Document (GDD), which aims to serve as an accessible guide for other developers interested in creating games with similar purposes. Furthermore, the study highlights the importance of greater representation and thematic diversity in games produced in Brazil, suggesting that future research should delve deeper into the relationship between game design and social issues. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DDesign) - Departamento de Design | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Design – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Design |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Thaylly Suane Santos Ramos.pdf | 53,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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