Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62265

Compartilhe esta página

Título: Concepções dos professores de química das escolas estaduais do município de Bonito - PE, acerca do significado, relações e possíveis abordagens do conceito de contextualização.
Autor(es): SILVA, Bruno Gomes da
Palavras-chave: contextualização; cotidiano; professores; Bonito-PE; ensino de química
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: SILVA, Bruno Gomes da. Concepções dos professores de química das escolas estaduais do município de Bonito - PE, acerca do significado, relações e possíveis abordagens do conceito de contextualização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Este trabalho buscou averiguar as concepções dos professores de química da rede estadual de ensino do município de Bonito-PE, acerca da contextualização no ensino desta ciência, tendo em vista a importância desta abordagem atrelada a química para a formação de um cidadão crítico e reflexivo. Mediante o universo de possibilidades que envolve a compreensão da contextualização, o trabalho procurou explorar ela numa perspectiva de transformação social, considerando suas ramificações possíveis em seu entendimento. A investigação foi realizada através de uma entrevista semiestruturada e a sugestão de elaboração de uma aula com abordagem contextualizada, buscando entender a compreensão dos docentes sobre a contextualização, como abordam em sala, se exploram elementos da cidade e se existe distinção entre o que eles falam e materializam o conceito. A análise dos resultados foi baseada nas 4 perspectivas de entendimento de contextualização apontadas por Silva e Marcondes (2010). Dentre as conclusões, é ressaltado o distanciamento da concepção dos docentes em relação a contextualização como uma abordagem inseparável de fenômenos sociais, seja para a transformação ou não, além de ser desvelado a falta de inclusão de elementos do município no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, os educadores demonstraram pequenas diferenças entre suas falas e materialização do conceito de contextualização.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62265
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Gomes da Silva.pdf374,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons