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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Bruno Gomes da-
dc.date.accessioned2025-04-11T21:01:31Z-
dc.date.available2025-04-11T21:01:31Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Gomes da. Concepções dos professores de química das escolas estaduais do município de Bonito - PE, acerca do significado, relações e possíveis abordagens do conceito de contextualização. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62265-
dc.description.abstractEste trabalho buscou averiguar as concepções dos professores de química da rede estadual de ensino do município de Bonito-PE, acerca da contextualização no ensino desta ciência, tendo em vista a importância desta abordagem atrelada a química para a formação de um cidadão crítico e reflexivo. Mediante o universo de possibilidades que envolve a compreensão da contextualização, o trabalho procurou explorar ela numa perspectiva de transformação social, considerando suas ramificações possíveis em seu entendimento. A investigação foi realizada através de uma entrevista semiestruturada e a sugestão de elaboração de uma aula com abordagem contextualizada, buscando entender a compreensão dos docentes sobre a contextualização, como abordam em sala, se exploram elementos da cidade e se existe distinção entre o que eles falam e materializam o conceito. A análise dos resultados foi baseada nas 4 perspectivas de entendimento de contextualização apontadas por Silva e Marcondes (2010). Dentre as conclusões, é ressaltado o distanciamento da concepção dos docentes em relação a contextualização como uma abordagem inseparável de fenômenos sociais, seja para a transformação ou não, além de ser desvelado a falta de inclusão de elementos do município no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, os educadores demonstraram pequenas diferenças entre suas falas e materialização do conceito de contextualização.pt_BR
dc.format.extent59 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcontextualizaçãopt_BR
dc.subjectcotidianopt_BR
dc.subjectprofessorespt_BR
dc.subjectBonito-PEpt_BR
dc.subjectensino de químicapt_BR
dc.titleConcepções dos professores de química das escolas estaduais do município de Bonito - PE, acerca do significado, relações e possíveis abordagens do conceito de contextualização.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4948988192066396pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate the conceptions of Chemistry teachers from the state school system in the municipality of Bonito-PE regarding contextualization in the teaching of this science. It considers the importance of this approach when linked to Chemistry for the formation of critical and reflective citizens. Given the wide range of possibilities involved in understanding contextualization, the research sought to explore it from a social transformation perspective, considering its various possible interpretations. The investigation was conducted through semi-structured interviews and the suggestion of designing a lesson using a contextualized approach, aiming to understand the teachers' comprehension of contextualization, how they apply it in the classroom, whether they incorporate elements from the city, and if there is a discrepancy between their discourse and the actual implementation of the concept. The analysis of the results was based on the four perspectives of contextualization outlined by Silva and Marcondes (2010). Among the conclusions, the study highlights the teachers’ detachment from the understanding of contextualization as an inseparable approach to social phenomena—whether transformative or not—and reveals the lack of inclusion of local elements from the municipality in the teachinglearning process. Furthermore, the educators showed minor differences between their discourse and their practical application of the concept of contextualization.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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