Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252
Compartilhe esta página
Título: | JOGO REVOLUÇÃO CENOZOICA: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da Terra |
Autor(es): | SILVA, Michael Maurício Pereira da |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; Ensino de Paleontologia; Jogo Didático |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Citação: | SILVA, Michael Maurício Pereira da. Jogo revolução cenozoica: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da terra. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro a ser utilizado em aulas de Biologia no 3º ano do Ensino Médio, envolvendo temáticas acerca da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, visando promover a compreensão e entendimento dos processos evolutivos da Terra e da espécie humana. A elaboração do jogo foi pensada em promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos jogadores, além de incentivar a criação de estratégias. Assim, o jogo possui cartas com perguntas diretas, de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e de completar a frase. Além dessas há cartas que abordam eventos climáticos e geológicos, figuras históricas nas áreas da Evolução e das Ciências da Terra, e ainda animais pré-históricos e hominídeos que contribuíram para a compreensão da nossa evolução. A experiência do jogo pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, além de ser uma atividade lúdica que foge da metodologia tradicional. O jogo Revolução Cenozoica se propõe a ser um grande aliado para o ensino da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, contribuindo assim para a construção e novos conhecimentos, melhor assimilação dos conteúdos, bem como para o desenvolvimento de sentimentos de competição saudável entre os estudantes. Espera-se que o jogo possa contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional do aluno, estimulando sua participação, cooperação, curiosidade e pensamento crítico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Michael Maurício Pereira da Silva.pdf | 8,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons