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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62244
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Title: | UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROFLETRAS: o trabalho com o gênero anúncio publicitário |
Authors: | Silva, Nathalia Maria Torres da |
Keywords: | Gêneros discursivos; Anúncio publicitário; Profletras |
Issue Date: | 18-Mar-2024 |
Citation: | Silva, Nathalia Maria Torres da. UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROFLETRAS: o trabalho com o gênero anúncio publicitário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa analisa e descreve como são propostas as práticas com o gênero anúncio publicitário, frisando suas implicações pedagógicos-didáticas no desenvolvimento da formação docente, com base em materiais produzidos pelos professores do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) das unidades do estado de Pernambuco. A relevância deste estudo parte do pressuposto de que a inclusão dos gêneros textuais na prática docente propicia uma formação dialógica e que permite a compreensão plena do gênero enquanto integrante fundamental da sociedade e comunicação. Sendo assim, o texto não deve estar dissociado das competências linguísticas, as quais geram uma percepção continuada e efetiva no aluno, sendo incluído, no que diz respeito à criticidade e reflexão, no trabalho docente. Para atingir esse objetivo, propomos utilizar uma metodologia qualitativa. Assim, a esse respeito, trazemos o apoio teórico de Bakhtin (1992, 2003), Bunzen (2006), Geraldi (2006, 2014), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2005), Rojo (2005), Schneuwly e Dolz (2004), Soares (2006), Travaglia (2006), além das proposições do discurso publicitário de Grillo (2004), entre outros autores que serviram de base para a fundamentação e tratamento dos dados. Os resultados preliminares apontam que o trabalho com o gênero anúncio publicitário ainda é pouco explorado, embora sua idealização já tenha obtido maiores proporções, em decorrência dos avanços tecnológicos. Com isso, uma formação baseada na integração entre eixos de ensino e nos aspectos do gênero como ação social contempla seu propósito comunicativo e suas interações particulares, o que amplia a noção discursiva do gênero discutido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62244 |
Appears in Collections: | (TCC) - Letras - Português |
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