Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62244
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bunzen Júnior, Clecio dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Nathalia Maria Torres da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T18:03:58Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T18:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-07-18 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Nathalia Maria Torres da. UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROFLETRAS: o trabalho com o gênero anúncio publicitário. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62244 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa analisa e descreve como são propostas as práticas com o gênero anúncio publicitário, frisando suas implicações pedagógicos-didáticas no desenvolvimento da formação docente, com base em materiais produzidos pelos professores do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) das unidades do estado de Pernambuco. A relevância deste estudo parte do pressuposto de que a inclusão dos gêneros textuais na prática docente propicia uma formação dialógica e que permite a compreensão plena do gênero enquanto integrante fundamental da sociedade e comunicação. Sendo assim, o texto não deve estar dissociado das competências linguísticas, as quais geram uma percepção continuada e efetiva no aluno, sendo incluído, no que diz respeito à criticidade e reflexão, no trabalho docente. Para atingir esse objetivo, propomos utilizar uma metodologia qualitativa. Assim, a esse respeito, trazemos o apoio teórico de Bakhtin (1992, 2003), Bunzen (2006), Geraldi (2006, 2014), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2005), Rojo (2005), Schneuwly e Dolz (2004), Soares (2006), Travaglia (2006), além das proposições do discurso publicitário de Grillo (2004), entre outros autores que serviram de base para a fundamentação e tratamento dos dados. Os resultados preliminares apontam que o trabalho com o gênero anúncio publicitário ainda é pouco explorado, embora sua idealização já tenha obtido maiores proporções, em decorrência dos avanços tecnológicos. Com isso, uma formação baseada na integração entre eixos de ensino e nos aspectos do gênero como ação social contempla seu propósito comunicativo e suas interações particulares, o que amplia a noção discursiva do gênero discutido. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Anúncio publicitário | pt_BR |
dc.subject | Profletras | pt_BR |
dc.title | UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROFLETRAS: o trabalho com o gênero anúncio publicitário | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to analyze and describe how practices with the genre Advertising are proposed emphasizing their pedagogical-didactic implications in the development of teacher education based on materials produced by teachers of the Professional Master's Program in Languages - (PROFLETRAS). The relevance of this study is based on the assumption that the inclusion of textual genres in our teaching practice provides a dialogical formation and allows for a full understanding of the genre as a fundamental part of society and communication, thus it should not be dissociated from linguistic competencies,which generate a continuous and effective perception in the student, working, regarding criticality and reflection, in conjunction with teaching work. To this end, I bring theoretical support from Bakhtin (1992, 2003), Bunzen (2006), Geraldi (2006, 2014), Koch and Elias (2006), Marcuschi (2005), Rojo (2005), Schneuwly and Dolz (2004), Soares (2006), Travaglia (2006), in addition to the propositions of advertising discourse by Grillo (2004), among other authors who served as the basis for data treatment. Preliminary results indicate that the work with the genre Advertising is still underexplored, although its conceptualization has already gained greater proportions, due to technological advances. Therefore, an education based on the integration between teaching axes and aspects of the genre as a social action encompasses its communicative purpose and its particular interactions, which expands the discursive notion of the discussed genre. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Nathalia Maria Torres da Silva.pdf | 662,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons