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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62217

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Título: Proposta de Sequência Didática Investigativa utilizando uma História em Quadrinhos para aprendizagem de Poliploidia
Autor(es): MONTEIRO, Maria Thaysa
Palavras-chave: ensino de genética; alfabetização científica; mutações cromossômicas numéricas
Data do documento: 21-Mar-2025
Citação: MONTEIRO, Maria Thaysa. Proposta de Sequência Didática Investigativa utilizando uma História em Quadrinhos para aprendizagem de Poliploidia. 2025. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A Genética é uma área fundamental da Biologia, caracterizada por sua ampla abrangência e evolução constante. Apesar de sua forte presença no cotidiano, seu ensino em sala de aula ocorre de maneira fragmentada, utilizando de linguagens complexas e abstratas. Tal realidade, tem dificultado a compreensão dos estudantes sobre temas específicos da área, como o entendimento sobre as mutações cromossômicas numéricas do tipo poliploidia e suas relações com a ciência, sociedade e meio ambiente. Diante deste desafio, como alternativa de estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) através da investigação, este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de Sequência Didática Investigativa (SDI) para o Ensino Médio, que utiliza uma História em Quadrinhos (HQ) como ferramenta alternativa no processo de ensino e aprendizagem sobre poliploidias. Por meio de uma abordagem qualitativa, a SDI foi organizada em cinco encontros, fundamentados nas habilidades da BNCC (EM13CNT301) e (EM13CNT302). O processo inicia-se com um problema teórico apresentado através da leitura da HQ, seguido das etapas de elaboração de hipóteses, sistematização de ideias, contextualização e avaliação somativa. Essa proposta busca romper com as barreiras do ensino tradicional ao integrar etapas fundamentais do fazer científico à realidade da sala de aula. Além disso, valoriza o uso das HQs como ferramenta didático-pedagógica, de modo a suprir as lacunas deixadas pela escassez de recursos que retratem os conceitos genéticos do tema de forma acessível e envolvente, dentro do contexto de importância biológica e ambiental das poliploidias. Assim, os produtos desenvolvidos neste trabalho oferecem um suporte valioso para os docentes que desejam inovar em suas práticas pedagógicas, de modo a tornar o ensino de Genética mais acessível, interativo e significativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62217
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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