Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62217

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCHAGAS, Cristiano Aparecido-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Thaysa-
dc.date.accessioned2025-04-10T22:51:05Z-
dc.date.available2025-04-10T22:51:05Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria Thaysa. Proposta de Sequência Didática Investigativa utilizando uma História em Quadrinhos para aprendizagem de Poliploidia. 2025. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62217-
dc.description.abstractA Genética é uma área fundamental da Biologia, caracterizada por sua ampla abrangência e evolução constante. Apesar de sua forte presença no cotidiano, seu ensino em sala de aula ocorre de maneira fragmentada, utilizando de linguagens complexas e abstratas. Tal realidade, tem dificultado a compreensão dos estudantes sobre temas específicos da área, como o entendimento sobre as mutações cromossômicas numéricas do tipo poliploidia e suas relações com a ciência, sociedade e meio ambiente. Diante deste desafio, como alternativa de estimular a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) através da investigação, este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de Sequência Didática Investigativa (SDI) para o Ensino Médio, que utiliza uma História em Quadrinhos (HQ) como ferramenta alternativa no processo de ensino e aprendizagem sobre poliploidias. Por meio de uma abordagem qualitativa, a SDI foi organizada em cinco encontros, fundamentados nas habilidades da BNCC (EM13CNT301) e (EM13CNT302). O processo inicia-se com um problema teórico apresentado através da leitura da HQ, seguido das etapas de elaboração de hipóteses, sistematização de ideias, contextualização e avaliação somativa. Essa proposta busca romper com as barreiras do ensino tradicional ao integrar etapas fundamentais do fazer científico à realidade da sala de aula. Além disso, valoriza o uso das HQs como ferramenta didático-pedagógica, de modo a suprir as lacunas deixadas pela escassez de recursos que retratem os conceitos genéticos do tema de forma acessível e envolvente, dentro do contexto de importância biológica e ambiental das poliploidias. Assim, os produtos desenvolvidos neste trabalho oferecem um suporte valioso para os docentes que desejam inovar em suas práticas pedagógicas, de modo a tornar o ensino de Genética mais acessível, interativo e significativo.pt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de genéticapt_BR
dc.subjectalfabetização científicapt_BR
dc.subjectmutações cromossômicas numéricaspt_BR
dc.titleProposta de Sequência Didática Investigativa utilizando uma História em Quadrinhos para aprendizagem de Poliploidiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGARCIA, Ana Cristina Lauer-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0247163828758672pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3655967111364115pt_BR
dc.description.abstractxGenetics is a fundamental area of Biology, characterized by its broad scope and constant evolution. Despite its strong presence in everyday life, its teaching in the classroom occurs in a fragmented manner, using complex and abstract languages. This reality has made it difficult for students to understand specific topics in the area, such as the understanding of numerical chromosomal mutations of the polyploidy type and their relationships with science, society and the environment. Faced with this challenge, as an alternative to encourage the active participation of students in the learning process and the development of Scientific Literacy (SC) through investigation, this work aims to develop a proposal for an Investigative Didactic Sequence (SDI) for High School, which uses a Comic Book (HQ) as an alternative tool in the teaching and learning process about polyploidies. Through a qualitative approach, the SDI was organized in five meetings, based on the skills of the BNCC (EM13CNT301) and (EM13CNT302). The process begins with a theoretical problem presented through the reading of the comic book, followed by the stages of developing hypotheses, systematizing ideas, contextualizing, and summative evaluation. This proposal seeks to break down the barriers of traditional teaching by integrating fundamental stages of scientific practice into the reality of the classroom. In addition, it values the use of comic books as a didactic-pedagogical tool, in order to fill the gaps left by the scarcity of resources that portray the genetic concepts of the topic in an accessible and engaging way, within the context of the biological and environmental importance of polyploidies. Thus, the products developed in this work offer valuable support for teachers who wish to innovate in their pedagogical practices, in order to make the teaching of Genetics more accessible, interactive, and meaningful.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563243377799793pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Thaysa Monteiro - TCC.pdf
  Item embargado até 2026-04-11
20,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons