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Título: Os professores de Geografia e a integração das tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da cibercultura
Autor(es): COSTA, Dafne Vitória da Silva
Palavras-chave: Cibercultura; Professores de Geografia; Práticas docentes; Formação contemporânea; Multiletramentos digitais
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Dafne Vitória da Silva. Os professores de Geografia e a integração das tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da cibercultura. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa se propõe a explorar como tem sido a integração das tecnologias digitais no ensino da Geografia da rede pública de ensino da educação básica da Região Metropolitana do Recife, com o foco central em investigar como os professores de Geografia estão incorporando as tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da Cibercultura. Para viabilizar um mergulho nos sentidos e significados que emergem do atual cenário que permeiam o percurso de desenvolvimento das novas práticas docentes. O estudo utiliza da abordagem qualitativa, com procedimentos exploratórios, que primeiramente através do levantamento bibliográfico reflete criticamente sobre os conceitos da Formação Docente, Ensino de Geografia, Cibercultura e os Multiletramentos digitais e seus desdobramentos para as práticas docentes contemporâneas. Para a coleta dos dados, foram elaboradas perguntas que buscam entender mais a fundo as impressões e experiências dos docentes participantes sobre o contexto de desenvolvimento de suas práticas. E como estes avaliam os processos de transformação para o contexto escolar através da inserção das tecnologias digitais e a intensificação de uma cultura digital no cotidiano social e escolar. Como método de análise dos dados, foi utilizada a análise de Conteúdo (Bardin, 2016), permitindo a organização e aprofundamento a partir dos relatos dos professores participantes sobre o uso das tecnologias digitais e a influência da Cibercultura na sua prática docente. Perante isto, identificou-se a utilização das tecnologias digitais para o planejamento de aulas, atividades, utilização de recursos didáticos e para a pesquisa de conteúdos atualizados. Assim, como a presença dos multiletramentos digitais como recursos e metodologias para a dinamização das aulas e engajamento dos estudantes para a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, utilizando-se das linguagens visuais, sonoras, pelas redes sociais, notícias, Apps e sites. Contudo, ainda assim, os professores apontam muitas dificuldades para a plena utilização dessas ferramentas digitais na sua prática, em seus relatos trazem à falta de estrutura tecnológica nas escolas, o acesso à internet de boa qualidade e até mesmo a falta de capacitação profissional necessária para explorar de maneira mais eficaz as tecnologias digitais. Ademais, ainda que existam entraves e desigualdades, os professores participantes, projetam expectativas positivas em relação ao futuro, com maiores investimentos na estrutura tecnológica das escolas, avanços tecnológicos para a análise espacial, ampliação na disponibilidade para a formação continuada, democratização do acesso, valorização da ciência geográfica e do sentido geográfico presente na Cibercultura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62215
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

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