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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62215

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Kennedy Silva dos-
dc.contributor.authorCOSTA, Dafne Vitória da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-10T21:36:52Z-
dc.date.available2025-04-10T21:36:52Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Dafne Vitória da Silva. Os professores de Geografia e a integração das tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da cibercultura. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62215-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a explorar como tem sido a integração das tecnologias digitais no ensino da Geografia da rede pública de ensino da educação básica da Região Metropolitana do Recife, com o foco central em investigar como os professores de Geografia estão incorporando as tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da Cibercultura. Para viabilizar um mergulho nos sentidos e significados que emergem do atual cenário que permeiam o percurso de desenvolvimento das novas práticas docentes. O estudo utiliza da abordagem qualitativa, com procedimentos exploratórios, que primeiramente através do levantamento bibliográfico reflete criticamente sobre os conceitos da Formação Docente, Ensino de Geografia, Cibercultura e os Multiletramentos digitais e seus desdobramentos para as práticas docentes contemporâneas. Para a coleta dos dados, foram elaboradas perguntas que buscam entender mais a fundo as impressões e experiências dos docentes participantes sobre o contexto de desenvolvimento de suas práticas. E como estes avaliam os processos de transformação para o contexto escolar através da inserção das tecnologias digitais e a intensificação de uma cultura digital no cotidiano social e escolar. Como método de análise dos dados, foi utilizada a análise de Conteúdo (Bardin, 2016), permitindo a organização e aprofundamento a partir dos relatos dos professores participantes sobre o uso das tecnologias digitais e a influência da Cibercultura na sua prática docente. Perante isto, identificou-se a utilização das tecnologias digitais para o planejamento de aulas, atividades, utilização de recursos didáticos e para a pesquisa de conteúdos atualizados. Assim, como a presença dos multiletramentos digitais como recursos e metodologias para a dinamização das aulas e engajamento dos estudantes para a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, utilizando-se das linguagens visuais, sonoras, pelas redes sociais, notícias, Apps e sites. Contudo, ainda assim, os professores apontam muitas dificuldades para a plena utilização dessas ferramentas digitais na sua prática, em seus relatos trazem à falta de estrutura tecnológica nas escolas, o acesso à internet de boa qualidade e até mesmo a falta de capacitação profissional necessária para explorar de maneira mais eficaz as tecnologias digitais. Ademais, ainda que existam entraves e desigualdades, os professores participantes, projetam expectativas positivas em relação ao futuro, com maiores investimentos na estrutura tecnológica das escolas, avanços tecnológicos para a análise espacial, ampliação na disponibilidade para a formação continuada, democratização do acesso, valorização da ciência geográfica e do sentido geográfico presente na Cibercultura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectFormação contemporâneapt_BR
dc.subjectMultiletramentos digitaispt_BR
dc.titleOs professores de Geografia e a integração das tecnologias digitais em suas práticas docentes no contexto da ciberculturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Mateus Ferreira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3207328482501306pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8799647544989939pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to explore the experiences of Geography teachers working in the public education system of the Recife Metropolitan Region, with a central focus on investigating how Geography teachers are incorporating digital technologies into their teaching practices within the context of Cyberculture. The goal is to delve into the meanings and significance emerging from the current scenario that shapes the development of new teaching practices. The study employs a qualitative approach with exploratory procedures, which initially involves critically reflecting on the concepts of Teacher Training, Geography Teaching, Cyberculture, and Digital Multiliteracies, and their implications for contemporary teaching practices through a literature review. Data collection involved formulating questions aimed at gaining deeper insights into the impressions and experiences of participating teachers regarding the development context of their practices and how they assess the processes of transformation in the school context through the integration of digital technologies and the intensification of digital culture in social and school life. Content Analysis (Bardin, 2016) was employed as the method of data analysis, allowing for the organization, and deepening of the reports from participating teachers regarding the impacts they noted regarding the use of digital technologies and the influence of Cyberculture on their teaching practice. Consequently, the use of digital technologies for planning, didactic resources, and content research was identified, as well as the presence of digital multiliteracies as resources and methodologies for the dynamization of classes and student engagement in the construction of knowledge about geographical concepts, utilizing visual and auditory languages, social media, news, apps, and websites. However, despite this, teachers still point out many difficulties in fully utilizing these digital tools in their practice; in their reports, they mention the lack of technological infrastructure in schools, access to high- quality internet, and even the lack of necessary professional training to explore digital technologies more effectively. Furthermore, despite existing obstacles and inequalities, participating teachers express positive expectations for the future, with greater investments in the technological infrastructure of schools, technological advancements for spatial analysis, increased availability for continued education, democratization of access, and the valorization of geographic science and the geographical sense present in Cyberculture.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6049020939451408pt_BR
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