Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196

Comparte esta pagina

Título : Terrário como ferramenta didática no ensino de Biologia
Autor : GALVÃO, Miguel Herton Santos
Palabras clave : ciências; educação; experimentação; sistemas terrestres
Fecha de publicación : 12-mar-2025
Citación : GALVÃO, Miguel Herton Santos. Terrário como ferramenta didática no Ensino de Biologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : Para aprimorar a aprendizagem em educação ambiental e saúde, este trabalho propõe a construção de um terrário como recurso didático para estudantes do Ensino Médio na disciplina de biologia. Sendo o terrário um ambiente fechado onde seres vivos podem ser mantidos em condições controladas de temperatura, umidade, iluminação, solo, buscamos mostrar algumas opções práticas de como desenvolver uma atividade voltada para a educação ambiental e saúde, e de como os organismos vivos são afetados em um ambiente específico. Dois terrários foram montados com o uso de materiais simples como pedras, areia, solo e plantas, pequenos insetos, representando os seres vivos, foram submetidos a um terrário sem inferência humana, que seria o ambiente livre da fumaça de cigarro (terrário verde). Um segundo terrário da mesma forma, foi sujeito à interferência humana, em um ambiente considerado tóxico (terrário vermelho), contendo fumaça de cigarro. Ao participarem da criação de terrários com e sem interferência, os estudantes podem compreender melhor como esses sistemas são influenciados por aspectos bióticos e abióticos ao longo do tempo; como os seres sofrem com os efeitos de poluentes; e como os terrários refletem os sistemas naturais em que vivemos em nossas comunidades e cidades. A atividade planejada é de fácil execução, de baixo custo, e é uma atividade dinâmica, que permite que o docente explore alternativas para o melhor entendimento dos estudantes acerca de conceitos biológicos e ecológicos do nosso dia a dia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MIGUEL HERTON SANTOS GALVÃO.pdf1,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons