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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROHDE, Claudia-
dc.contributor.authorGALVÃO, Miguel Herton Santos-
dc.date.accessioned2025-04-10T18:08:08Z-
dc.date.available2025-04-10T18:08:08Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.date.submitted2025-04-03-
dc.identifier.citationGALVÃO, Miguel Herton Santos. Terrário como ferramenta didática no Ensino de Biologia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62196-
dc.description.abstractPara aprimorar a aprendizagem em educação ambiental e saúde, este trabalho propõe a construção de um terrário como recurso didático para estudantes do Ensino Médio na disciplina de biologia. Sendo o terrário um ambiente fechado onde seres vivos podem ser mantidos em condições controladas de temperatura, umidade, iluminação, solo, buscamos mostrar algumas opções práticas de como desenvolver uma atividade voltada para a educação ambiental e saúde, e de como os organismos vivos são afetados em um ambiente específico. Dois terrários foram montados com o uso de materiais simples como pedras, areia, solo e plantas, pequenos insetos, representando os seres vivos, foram submetidos a um terrário sem inferência humana, que seria o ambiente livre da fumaça de cigarro (terrário verde). Um segundo terrário da mesma forma, foi sujeito à interferência humana, em um ambiente considerado tóxico (terrário vermelho), contendo fumaça de cigarro. Ao participarem da criação de terrários com e sem interferência, os estudantes podem compreender melhor como esses sistemas são influenciados por aspectos bióticos e abióticos ao longo do tempo; como os seres sofrem com os efeitos de poluentes; e como os terrários refletem os sistemas naturais em que vivemos em nossas comunidades e cidades. A atividade planejada é de fácil execução, de baixo custo, e é uma atividade dinâmica, que permite que o docente explore alternativas para o melhor entendimento dos estudantes acerca de conceitos biológicos e ecológicos do nosso dia a dia.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectciênciaspt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectexperimentaçãopt_BR
dc.subjectsistemas terrestrespt_BR
dc.titleTerrário como ferramenta didática no ensino de Biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Amanda Alves de Araújo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6223762316743262pt_BR
dc.description.abstractxTo improve learning in environmental and health education, this work proposes the construction of a terrarium as a teaching resource for high school students in the biology subject. Since a terrarium is a closed environment where living beings can be kept under controlled conditions of temperature, humidity, lighting, soil, etc., we seek to show some practical options for developing an activity focused on environmental education and health, and how living organisms are affected in a specific environment. Two terrariums were assembled using simple materials such as rocks, sand, soil, and plants. Small insects, representing living beings, were subjected to a terrarium without human interference, which would be the environment free of cigarette smoke (green terrarium). A second terrarium, in the same way, was subjected to human interference, in an environment considered toxic (red terrarium), containing cigarette smoke. The didactic proposal presented is based on the fact that terrariums can be seen as miniature ecosystems, and can be a perfect didactic complement for the classroom and for Biology Teaching. By participating in the creation of terrariums with and without interference, students can better understand how these systems are influenced by biotic and abiotic aspects over time; how beings suffer from the effects of pollutants; and how terrariums reflect the natural systems in which we live in our communities and cities. The proposed activity is easy to carry out, low cost, and is a dynamic activity that allows the teacher to explore alternatives for the students' better understanding of biological and ecological concepts of our daily lives.pt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6358756742654488pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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