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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62189
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Título: | Ensaios sobre a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico: contribuições e desafios. |
Autor(es): | ALMEIDA, Paulo Ricardo Alves de |
Palavras-chave: | Economia da Educação; Desenvolvimento Econômico; Teoria Econômica do Agente-Principal; Carreira Docente |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Citação: | ALMEIDA, Paulo Ricardo Alves de. Ensaios sobre a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico: contribuições e desafios. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A análise da associação entre a educação e o desenvolvimento é um campo extremamente interessante, haja vista o importante papel da educação quanto a melhora da qualidade de vida da população, assim como as oportunidades que a educação proporciona. Posto isto, este trabalho propõe-se a estudar tal associação e está dividido em dois ensaios. No primeiro ensaio o objetivo é analisar a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico dos municípios do Estado de Pernambuco, enquanto no segundo o objetivo é a análise da relação de agência entre os professores do ensino superior e as instituições de ensino, a partir da teoria do agente principal. Tais temáticas são distintas, mas, compreendem um mesmo cerne, a importante relação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico. Enquanto no primeiro ensaio é utilizado o modelo de Efeito Aleatório, com o uso de dados em painel a respeito de variáveis da educação superior e do PIB, no segundo ensaio é utilizado a teoria do Agente-Principal, como modelo teórico, na análise da estimação do modelo logístico a respeito da relação de agência entre os docentes do ensino superior e as instituições de ensino, a partir de dados primários. O período de análise para o primeiro ensaio abrange os anos de 2010 a 2021, enquanto no segundo tal período compreende os dados coletados entre meados de outubro e a primeira quinzena de novembro de 2024. No primeiro ensaio é identificada associação positiva e significante entre algumas das variáveis independentes do modelo e a variável dependente, revelando indícios de impactos positivos da educação superior no desenvolvimento dos municípios pernambucanos. No segundo artigo, observa-se que os docentes não estão satisfeitos com os incentivos recebidos para o cumprimento dos objetivos e metas esperados pelas instituições. Dessa forma, o trabalho conjunto dos dois ensaios traz importantes contribuições para a literatura na forma do exercício empírico, com a constatação da associação positiva entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, além de dados para o embasamento de análises acerca das políticas de fomento à educação superior; assim como, pode ser bem utilizado pelas organizações para a implementação de choques de gestão positivos no ensino superior. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62189 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
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