Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62189
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Monaliza de Oliveira | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Paulo Ricardo Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T14:57:23Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T14:57:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-04 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Paulo Ricardo Alves de. Ensaios sobre a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico: contribuições e desafios. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62189 | - |
dc.description.abstract | A análise da associação entre a educação e o desenvolvimento é um campo extremamente interessante, haja vista o importante papel da educação quanto a melhora da qualidade de vida da população, assim como as oportunidades que a educação proporciona. Posto isto, este trabalho propõe-se a estudar tal associação e está dividido em dois ensaios. No primeiro ensaio o objetivo é analisar a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico dos municípios do Estado de Pernambuco, enquanto no segundo o objetivo é a análise da relação de agência entre os professores do ensino superior e as instituições de ensino, a partir da teoria do agente principal. Tais temáticas são distintas, mas, compreendem um mesmo cerne, a importante relação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico. Enquanto no primeiro ensaio é utilizado o modelo de Efeito Aleatório, com o uso de dados em painel a respeito de variáveis da educação superior e do PIB, no segundo ensaio é utilizado a teoria do Agente-Principal, como modelo teórico, na análise da estimação do modelo logístico a respeito da relação de agência entre os docentes do ensino superior e as instituições de ensino, a partir de dados primários. O período de análise para o primeiro ensaio abrange os anos de 2010 a 2021, enquanto no segundo tal período compreende os dados coletados entre meados de outubro e a primeira quinzena de novembro de 2024. No primeiro ensaio é identificada associação positiva e significante entre algumas das variáveis independentes do modelo e a variável dependente, revelando indícios de impactos positivos da educação superior no desenvolvimento dos municípios pernambucanos. No segundo artigo, observa-se que os docentes não estão satisfeitos com os incentivos recebidos para o cumprimento dos objetivos e metas esperados pelas instituições. Dessa forma, o trabalho conjunto dos dois ensaios traz importantes contribuições para a literatura na forma do exercício empírico, com a constatação da associação positiva entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, além de dados para o embasamento de análises acerca das políticas de fomento à educação superior; assim como, pode ser bem utilizado pelas organizações para a implementação de choques de gestão positivos no ensino superior. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Economia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.subject | Teoria Econômica do Agente-Principal | pt_BR |
dc.subject | Carreira Docente | pt_BR |
dc.title | Ensaios sobre a associação entre a educação superior e o desenvolvimento econômico: contribuições e desafios. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1329456514027672 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9080044005976853 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The association analysis between education and development is an extremely interesting field, given the important role of education as a means to improve the society’s life quality, as well as the opportunities that education provides. Having said that, this work aims to analyze this association and is divided into two essays. In the first essay the objective is to analyse the association between higher education and economic development from the municipalities of Pernambuco’s state, while in the second the objective is the analysis of the agency relationship between the professors and the educational institutions, based on the principal agent theory. These themes are distinct, but they comprise the same core, the important relationship between higher education and economic development. While in the first essay the Random Effects model is used, with the use of panel data regarding variables of higher education and GDP, in the second essay the Principal-Agent Theory is used, as a theoretic model, in the analysis of the logistic model estimation about the agency relationship between the professors and the teaching institutions, using primary data. The analysis period in the first essay is 2010 to 2021, while in the second essay the analysis period comprises the data collected from early october to mid-november of 2024. In the first essay is identified positive and significant association between some of the models’ independent variables and the dependent variable, revealing evidence of positive impacts of higher education on the development of Pernambuco’s municipalities. In the second essay, it is observed that professors aren’t satisfied with the incentives received to achieve the objectives and goals expected by the institutions. Therefore, the joint work of the two essays brings important contributions to the literature in the form on an empiric exercise, with the observation of the positive association between higher education and economic development, in addition to data to support analyses regarding policies to promote higher education; as well as, it can be well used by organizations to implement positive management shocks in higher education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0008-8598-6847 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PAULO RICARDO ALVES DE ALMEIDA.pdf | 972,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons