Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62170

Share on

Title: Influência digital mirim na primeira infância : o sharenting como o fio condutor da narrativa midiática
Authors: LIMA, Antonia Nirvana Gregorio
Keywords: Infância; Influenciadores mirins; Instagram; Sharenting; Personas midiáticas
Issue Date: 28-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: LIMA, Antonia Nirvana Gregorio. Influência digital mirim na primeira infância : o sharenting como o fio condutor da narrativa midiática. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o espectro dos influenciadores digitais mirins no Brasil e seu impacto na circulação de sentidos sobre o que é ser e estar criança na contemporaneidade. A fim de investigar esse fenômeno, instaurado no cerne de estudos acerca de cultura digital, consumo e celebridades, realizou-se uma combinação metodológica. A primeira metodologia utilizada, de caráter quantitativo e exploratório, visou mapear quem são os principais influenciadores mirins brasileiros por meio de um levantamento on-line realizado na lista “Os 1000 principais influenciadores do Instagram”, disponibilizada pelo site HypeAuditor. Tendo em vista o amplo material extraído mediante pesquisa amostral não-probabilística, estabeleceu-se um recorte analítico concentrado na primeira infância. Em seguida, foi aplicada a segunda metodologia, de viés qualitativo, a fim de identificar quais infâncias são midiatizadas por meio do conteúdo dos cinco influenciadores mirins brasileiros mais populares no Instagram, com idade entre 0-6 anos. Essa trajetória teórico-metodológica, revelou a importância do sharenting, na construção biográfica de influenciadores digitais mirins. Sendo, este, passível de classificação em três tipos: influenciadores por herança, influenciadores por apadrinhamento midiático e influenciadores que alavancam conteúdo materno. Neste trabalho, foram discutidas a sociologia da infância em convergência com o consumo, a regulamentação do trabalho infantil artístico e a exploração comercial de crianças na ambiência digital.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62170
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Antonia Nirvana Gregorio Lima.pdf16,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons