Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62170

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorLIMA, Antonia Nirvana Gregorio-
dc.date.accessioned2025-04-04T23:24:19Z-
dc.date.available2025-04-04T23:24:19Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationLIMA, Antonia Nirvana Gregorio. Influência digital mirim na primeira infância : o sharenting como o fio condutor da narrativa midiática. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62170-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o espectro dos influenciadores digitais mirins no Brasil e seu impacto na circulação de sentidos sobre o que é ser e estar criança na contemporaneidade. A fim de investigar esse fenômeno, instaurado no cerne de estudos acerca de cultura digital, consumo e celebridades, realizou-se uma combinação metodológica. A primeira metodologia utilizada, de caráter quantitativo e exploratório, visou mapear quem são os principais influenciadores mirins brasileiros por meio de um levantamento on-line realizado na lista “Os 1000 principais influenciadores do Instagram”, disponibilizada pelo site HypeAuditor. Tendo em vista o amplo material extraído mediante pesquisa amostral não-probabilística, estabeleceu-se um recorte analítico concentrado na primeira infância. Em seguida, foi aplicada a segunda metodologia, de viés qualitativo, a fim de identificar quais infâncias são midiatizadas por meio do conteúdo dos cinco influenciadores mirins brasileiros mais populares no Instagram, com idade entre 0-6 anos. Essa trajetória teórico-metodológica, revelou a importância do sharenting, na construção biográfica de influenciadores digitais mirins. Sendo, este, passível de classificação em três tipos: influenciadores por herança, influenciadores por apadrinhamento midiático e influenciadores que alavancam conteúdo materno. Neste trabalho, foram discutidas a sociologia da infância em convergência com o consumo, a regulamentação do trabalho infantil artístico e a exploração comercial de crianças na ambiência digital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectInfluenciadores mirinspt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectSharentingpt_BR
dc.subjectPersonas midiáticaspt_BR
dc.titleInfluência digital mirim na primeira infância : o sharenting como o fio condutor da narrativa midiáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8418862118020018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze the spectrum of kidfluencers in Brazil and their impact on spreading meanings about what it is to be a child in contemporary times. In order to investigate this phenomenon, established at the heart of studies about digital culture, consumption, and celebrities, a methodological combination was carried out. The first, of a quantitative and exploratory nature, aimed to map who are the main Brazilian kidfluencers through an online survey carried out in the list “Top 1000 Instagram influencers”', made available by the HypeAuditor website. Given the extensive material extracted through non-probabilistic sample research, an analytical approach focused on early childhood was established. Subsequently, we apply the second methodology, with a qualitative approach, to identify which childhoods are mediated through the content of the five most popular Brazilian kidfluencers on Instagram, aged between 0-6 years. This theoretical-methodological trajectory revealed the importance of sharenting in the biographical construction of kidfluencers. This can be classified into three types: influencers by inheritance, influencers by media sponsorship, and influencers who leverage maternal content. This work discussed the sociology of childhood, the relationship between childhood and media in convergence with consumption, the regulation of artistic child labor, and the commercial exploitation of children in the digital environment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Antonia Nirvana Gregorio Lima.pdf16,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons