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Título : A filosofia para crianças em uma escola de Maceió/AL
Autor : MORAIS, Meirilaine da Silva Calheiros
Palabras clave : Filosofia para crianças; Mathew Lipman; Comunidade de investigação; Ann Margareth Sharp
Fecha de publicación : 31-ene-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MORAIS, Meirilaine da Silva Calheiros. A filosofia para crianças em uma escola de Maceió/AL. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo da pesquisa foi examinar a aplicabilidade da abordagem teórico- metodológica de Filosofia para Crianças em uma escola particular do município de Maceió/AL, cujo material didático para o ensino de Filosofia foi um sistema apostilado. O problema em questão envolveu, além da relação entre criança e ensino de Filosofia, a possibilidade de aplicar a proposta teórica e prática dos filósofos Lipman e Sharp em uma escola que faz uso do sistema apostilado em uma região não central do mundo. A proposta dos filósofos norte-americanos teve como cerne de desenvolvimento os países de primeiro mundo, além do fato de que o sistema apostilado está associado aos processos de padronização e normatização. A dimensão filosófica do trabalho apontou para o potencial pedagógico do ensino de Filosofia para Crianças. A questão-síntese da pesquisa foi: a proposta de comunidade de investigação, defendida por Lipman e Sharp para o ensino de Filosofia para Crianças, é viável em um contexto de uma escola particular do município de Maceió/AL, e que faz uso de sistema apostilado? Ao utilizar instrumentos da Etnografia, especialmente a observação participante e o diário etnográfico para a coleta de informações, a análise dos dados buscou suporte em três categorias temáticas: “comunidade de investigação”, “estrutura dialógica” e “aprendizagem multidimensional”. Ao longo da pesquisa houve a confirmação da hipótese de que há uma relação entre a efetivação da Filosofia para Crianças e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais por parte dos alunos, mesmo com a adoção do sistema apostilado, especialmente em função da capacidade de autonomia e reapropriação crítica do material por parte do profissional envolvido na sua implementação, independentemente do contexto em que se aplica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62147
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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