Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62147

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gildemarks Costa e-
dc.contributor.authorMORAIS, Meirilaine da Silva Calheiros-
dc.date.accessioned2025-04-04T19:00:19Z-
dc.date.available2025-04-04T19:00:19Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationMORAIS, Meirilaine da Silva Calheiros. A filosofia para crianças em uma escola de Maceió/AL. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62147-
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi examinar a aplicabilidade da abordagem teórico- metodológica de Filosofia para Crianças em uma escola particular do município de Maceió/AL, cujo material didático para o ensino de Filosofia foi um sistema apostilado. O problema em questão envolveu, além da relação entre criança e ensino de Filosofia, a possibilidade de aplicar a proposta teórica e prática dos filósofos Lipman e Sharp em uma escola que faz uso do sistema apostilado em uma região não central do mundo. A proposta dos filósofos norte-americanos teve como cerne de desenvolvimento os países de primeiro mundo, além do fato de que o sistema apostilado está associado aos processos de padronização e normatização. A dimensão filosófica do trabalho apontou para o potencial pedagógico do ensino de Filosofia para Crianças. A questão-síntese da pesquisa foi: a proposta de comunidade de investigação, defendida por Lipman e Sharp para o ensino de Filosofia para Crianças, é viável em um contexto de uma escola particular do município de Maceió/AL, e que faz uso de sistema apostilado? Ao utilizar instrumentos da Etnografia, especialmente a observação participante e o diário etnográfico para a coleta de informações, a análise dos dados buscou suporte em três categorias temáticas: “comunidade de investigação”, “estrutura dialógica” e “aprendizagem multidimensional”. Ao longo da pesquisa houve a confirmação da hipótese de que há uma relação entre a efetivação da Filosofia para Crianças e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais por parte dos alunos, mesmo com a adoção do sistema apostilado, especialmente em função da capacidade de autonomia e reapropriação crítica do material por parte do profissional envolvido na sua implementação, independentemente do contexto em que se aplica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia para criançaspt_BR
dc.subjectMathew Lipmanpt_BR
dc.subjectComunidade de investigaçãopt_BR
dc.subjectAnn Margareth Sharppt_BR
dc.titleA filosofia para crianças em uma escola de Maceió/ALpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9160942597211947pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2970345852924291pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis objective of this research is to examine the applicability of Philosophy’s theoretical and methodological for children approach in a private school situated in Maceio, State of Alagoas, where the philosophy teaching textbook is a sistema apostilado. The issue at hand extends beyond the relation between children and philosophy teaching; it also encompasses the possibility of applying Lipman’s and Sharp’s theoretical and practical proposition in a school that uses the sistema apostilado in a noncentral region of the world. The proposal of the North American philosophers has in its development core first-world countries. Nevertheless, sistema apostilado is associated with standardization processes. The philosophical dimension of this Dissertation highlights the pedagogical potential of teaching philosophy to children. The research question is: Is the community of inquiry proposal, advocated by Lipman and Sharp for teaching philosophy to children, viable in a private school of Maceio, Alagoas, that uses the sistema apostilado? Ethnographic instruments were ultilized to collect the information, especially the participant observation and the ethnographic diary. Data analysis aims to support three thematic categories: community of inquiry, dialogical structure, and multidimensional learning. Through this research, it was possible to uphold the hypothesis that there is a relationship between the implementation of philosophy in children and the development of cognitive, social, and emotional abilities in students, even though the sistema apostilado was adopted. This is especially due to the autonomy capacity and the critical reappropriation of the textbook by the professionals involved in its implementation, irrespective of the context in which it is applied.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Meirilaine da Silva Calheiros Morais.pdf735,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons