Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62143
Share on
Title: | Metodologias ativas no ensino de ciências e biologia: uma análise do congresso nacional de educação (CONEDU) |
Authors: | SILVA, Cláudia Nicolly de Oliveira |
Keywords: | Tecnologias digitais; Meios e métodos de ensino; Ensino e aprendizagem; Docência |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Citation: | SILVA, Cláudia Nicolly de Oliveira. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Análise do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2025. Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A pesquisa objetivou analisar as práticas de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia abordadas em eventos científicos e sua contribuição para o ensino e aprendizagem em ciências e biologia. As metodologias ativas destacam-se como abordagens pedagógicas inovadoras, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, a partir da análise de anais da edições do CONEDU, cujo trabalho propõe uma análise aprofundada sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia, com enfoque em experiências compartilhadas nesse evento científico. os resultados apontam um crescimento exponencial ao longo dos anos, mas expressivo no período pré e pós pandêmico, quando a necessidade de distanciamento social fez com a escola pudesse desenvolver outras formas de ensino, estabelecendo meios e métodos que permitissem a continuidade do ensino As metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de Ciências e Biologia, examinando eventos científicos como espaços de divulgação e discussão dessas práticas, em que as diferentes estratégias utilizadas, à medida que elas vão se crescendo, promovem novos desafios aos educadores para gerar outras perspectivas ao processo de ensino-aprendizagem. Foram encontrados 39 artigos publicados nos anais do CONEDU do I até o IX ( 2014 a 2023). No ano de 2020 não houve publicações de trabalhos, devido a pandemia. Aborda também a implementação das metodologias ativas para os docentes. Os trabalhos publicados estão relacionados com diferentes níveis de ensino, como: ensino fundamental, médio, superior, mestrado, residência pedagógica, EJA. Mostrando diferentes perspectivas dentro de cada ambiente trabalhado, e sua importância dentro de cada âmbito. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62143 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC + Cláudia Nicolly de Oliveira Silva (3).pdf | 465,27 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License