Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62143

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Cláudia Nicolly de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-04T18:26:36Z-
dc.date.available2025-04-04T18:26:36Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Nicolly de Oliveira. Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia: Uma Análise do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2025. Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62143-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou analisar as práticas de Metodologias Ativas no Ensino de Ciências e Biologia abordadas em eventos científicos e sua contribuição para o ensino e aprendizagem em ciências e biologia. As metodologias ativas destacam-se como abordagens pedagógicas inovadoras, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, a partir da análise de anais da edições do CONEDU, cujo trabalho propõe uma análise aprofundada sobre o uso de metodologias ativas no ensino de Ciências e Biologia, com enfoque em experiências compartilhadas nesse evento científico. os resultados apontam um crescimento exponencial ao longo dos anos, mas expressivo no período pré e pós pandêmico, quando a necessidade de distanciamento social fez com a escola pudesse desenvolver outras formas de ensino, estabelecendo meios e métodos que permitissem a continuidade do ensino As metodologias ativas têm sido aplicadas no ensino de Ciências e Biologia, examinando eventos científicos como espaços de divulgação e discussão dessas práticas, em que as diferentes estratégias utilizadas, à medida que elas vão se crescendo, promovem novos desafios aos educadores para gerar outras perspectivas ao processo de ensino-aprendizagem. Foram encontrados 39 artigos publicados nos anais do CONEDU do I até o IX ( 2014 a 2023). No ano de 2020 não houve publicações de trabalhos, devido a pandemia. Aborda também a implementação das metodologias ativas para os docentes. Os trabalhos publicados estão relacionados com diferentes níveis de ensino, como: ensino fundamental, médio, superior, mestrado, residência pedagógica, EJA. Mostrando diferentes perspectivas dentro de cada ambiente trabalhado, e sua importância dentro de cada âmbito.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectMeios e métodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de ciências e biologia: uma análise do congresso nacional de educação (CONEDU)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFLORENÇO, Alyson Mykael Albuquerque-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5037281192114938pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the practices of Active Methodologies in the Teaching of Science and Biology addressed in scientific events and their contribution to teaching and learning in science and biology. Active methodologies stand out as innovative pedagogical approaches, encouraging the active participation of students in the learning process. The research was qualitative, descriptive and bibliographical, based on the analysis of annals of the CONEDU editions, whose work proposes an in-depth analysis of the use of active methodologies in the teaching of Science and Biology, focusing on experiences shared in this scientific event. The results indicate exponential growth over the years, but significant in the pre- and post-pandemic period, when the need for social distancing meant that schools could develop other forms of teaching, establishing means and methods that would allow the continuity of teaching. Active methodologies have been applied in the teaching of Science and Biology, examining scientific events as spaces for the dissemination and discussion of these practices, in which the different strategies used, as they grow, promote new challenges for educators to generate other perspectives for the teaching-learning process. 39 articles published in the annals of CONEDU from I to IX (2014 to 2023) were found. In 2020 there were no publications of works, due to the pandemic. It also addresses the implementation of active methodologies for teachers. The published works are related to different levels of education, such as: elementary, secondary, higher education, master's degree, pedagogical residency, EJA. Showing different perspectives within each environment worked, and their importance within each scope.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7668749143001006pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC + Cláudia Nicolly de Oliveira Silva (3).pdf465,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons