Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139

Share on

Title: BLOG BIOLAGOA : uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE
Authors: RODRIGUES, Beatriz Maria
Keywords: Blog educativo; Ciências Ambientais; Educação Ambiental; Emergência Climática; Recursos Hídricos
Issue Date: 20-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: RODRIGUES, Beatriz Maria. BLOG BIOLAGOA: uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As mudanças climáticas são uma das questões mais urgentes e desafiadoras da atualidade, pois causam impactos adversos em diferentes áreas da sociedade, além de provocar mudanças nos padrões da precipitação, afetando os ciclos naturais de água e comprometendo a disponibilidade de recursos hídricos em diversas regiões. Diante desse cenário, o desenvolvimento de um Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi pensado em virtude da poluição ambiental de uma lagoa, ponto turístico da cidade de Lagoa do Carro – PE. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi de promover a sensibilização ambiental da comunidade local quanto à conservação da lagoa central da cidade de Lagoa do Carro – PE. Para isso foi elaborado o blog “BioLagoa”, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Assim desenvolveu-se uma pesquisa-ação com os estudantes do 1 ao 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha que foi executada em 4 etapas, sendo essas: Exploratória; Formação teórica dos estudantes e desenvolvimento de conteúdo educativo para o Blog; Realização de uma Feira Científica com os estudantes do 3o ano; Desenvolvimento do blog BioLagoa. A validação do PTT foi feita através da aplicação de dois questionários diferentes destinados aos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados indicaram que o blog revelou-se ser uma ferramenta dinâmica e eficaz para promover o aprendizado, o engajamento e a conscientização ambiental. Além disso, quanto aos critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade), em uma escala de 0 a 5, o blog foi avaliado e validado com uma avaliação satisfatória com notas entre 4 e 5 para todos os critérios avaliados. O Blog BioLagoa mostrou-se ser uma ferramenta inovadora e eficaz para abordar questões relacionadas as Ciências Ambientais no contexto escolar, mostrando-se ser uma ferramenta de divulgação científica acessível e um canal de ativismo climático, permitindo que o conhecimento produzido na escola ultrapasse seus muros e alcance diferentes esferas sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Beatriz Maria Rodrigues.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons