Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Aparecida Guilherme da-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Beatriz Maria-
dc.date.accessioned2025-04-04T18:04:07Z-
dc.date.available2025-04-04T18:04:07Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Beatriz Maria. BLOG BIOLAGOA: uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62139-
dc.description.abstractAs mudanças climáticas são uma das questões mais urgentes e desafiadoras da atualidade, pois causam impactos adversos em diferentes áreas da sociedade, além de provocar mudanças nos padrões da precipitação, afetando os ciclos naturais de água e comprometendo a disponibilidade de recursos hídricos em diversas regiões. Diante desse cenário, o desenvolvimento de um Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi pensado em virtude da poluição ambiental de uma lagoa, ponto turístico da cidade de Lagoa do Carro – PE. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi de promover a sensibilização ambiental da comunidade local quanto à conservação da lagoa central da cidade de Lagoa do Carro – PE. Para isso foi elaborado o blog “BioLagoa”, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Assim desenvolveu-se uma pesquisa-ação com os estudantes do 1 ao 3o ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha que foi executada em 4 etapas, sendo essas: Exploratória; Formação teórica dos estudantes e desenvolvimento de conteúdo educativo para o Blog; Realização de uma Feira Científica com os estudantes do 3o ano; Desenvolvimento do blog BioLagoa. A validação do PTT foi feita através da aplicação de dois questionários diferentes destinados aos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados indicaram que o blog revelou-se ser uma ferramenta dinâmica e eficaz para promover o aprendizado, o engajamento e a conscientização ambiental. Além disso, quanto aos critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade), em uma escala de 0 a 5, o blog foi avaliado e validado com uma avaliação satisfatória com notas entre 4 e 5 para todos os critérios avaliados. O Blog BioLagoa mostrou-se ser uma ferramenta inovadora e eficaz para abordar questões relacionadas as Ciências Ambientais no contexto escolar, mostrando-se ser uma ferramenta de divulgação científica acessível e um canal de ativismo climático, permitindo que o conhecimento produzido na escola ultrapasse seus muros e alcance diferentes esferas sociais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBlog educativopt_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEmergência Climáticapt_BR
dc.subjectRecursos Hídricospt_BR
dc.titleBLOG BIOLAGOA : uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8312070629279659pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9159030307481866pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxClimate change is one of the most urgent and challenging issues of our time, as it causes adverse impacts on different areas of society, in addition to causing changes in precipitation patterns, affecting natural water cycles and compromising the availability of water resources in several regions. Given this scenario, the development of a Technical and Technological Product (PTT) was considered due to the environmental pollution of a lagoon, a tourist attraction in the city of Lagoa do Carro - PE. Thus, the general objective of the research was to promote environmental awareness in the local community regarding the conservation of the central lagoon of the city of Lagoa do Carro - PE. To this end, the “BioLagoa” blog was created, which is aligned with the UN Sustainable Development Goals (SDG): SDG 4 (Quality Education); SDG 6 (Clean Water and Sanitation); SDG 13 (Climate Action). Thus, an action research was developed with students from the 1st to the 3rd year of high school at the Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha High School Reference School (EREM), which was carried out in 4 stages, namely: Exploratory; Theoretical training of students and development of educational content for the Blog; Holding a Science Fair with 3rd year students; Development of the BioLagoa blog. The PTT was validated through the application of two different questionnaires aimed at students and teachers from different areas of knowledge. The results indicated that the blog proved to be a dynamic and effective tool for promoting learning, engagement and environmental awareness. Furthermore, regarding the CAPES criteria (adherence, impact, applicability, innovation and complexity), on a scale of 0 to 5, the blog was evaluated and validated with a satisfactory evaluation with scores between 4 and 5 for all the evaluated criteria. The BioLagoa Blog has proven to be an innovative and effective tool for addressing issues related to Environmental Sciences in the school context, proving to be an accessible scientific dissemination tool and a channel for climate activism, allowing the knowledge produced at school to go beyond its walls and reach different social spheres.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Beatriz Maria Rodrigues.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons